sexta-feira, 18 de junho de 2010

Sul-coreana Oullim Motors revela o Spirra

Primeiro superesportivo do país na versão top tem motor V6 bi-turbo de 450 cv

Quem pensa que a Coreia do Sul só arruma encrenca com a vizinha do norte, além de ter seu mercado dominado pela Hyundai, se engana. Os orientais, que em 15 anos aprenderam a fazer carros de alto padrão, agora começam a se aventurar no ramo dos superesportivos. A responsável por essa nova empreitada é a Oullim Motors, que acaba de apresentar o Spirra, primeiro supercarro do país.


Mas até a apresentação do modelo final se concretizar foram precisos nove anos de espera. Em 2001, a primeira versão do Spirra, chamado então de OS-II, foi apresentada pela Proto Motors. Com dificuldades financeiras, a marca sucumbiu em dívidas e acabou adquirida pelo Grupo Oullim no ano passado. Em comunicado, a nova dona do superesportivo coreano afirma que o carro estreia ainda este ano.


Começamos pela versão top, que é um autentico superesportivo. Equipado com motor Hyundai 2.7 V6 biturbo de até 450 cv (há também uma opção com 420 cv), o Spirra, segundo a marca, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3s5 e atinge a velocidade máxima de 310 km/h. O carro vem equipado com câmbio manual de 6 marchas e pesa somente 1.200 kg, o que lhe confere uma relação peso/potência de meros 2,6 kg/cv (sem contar o peso extra do motorista).


Completam a linha outras três opções não tão “super”, mas que não deixam de ser carros interessantes. Utilizando o mesmo motor V6, que por sinal vai no centro do carro, garantindo melhor distribuição de peso entre os eixos, o Spirra tem versões de 175 cv, 330 cv e 400 cv. Tais modelos também vem com câmbio manual e atingem, respectivamente, 212 km/h, 280 km/h e 305 km/h. (Carro Online)


Nenhum comentário: