sábado, 12 de junho de 2010

Le Mans 2010


Criado em 1920 pelo Automobile Club de l'Ouest com o objetivo de desenvolver o progresso técnico dos automóveis.  A primeira prova se deu em 1923, perto da cidade de Le Mans , Sarthe, a prova de resistência na qual dois pilotos alternavam a pilotagem dia e noite. Que a cada ano é realizada sempre no mês de Junho.



O circuito tem uma extensão de 13,650 metros, usa parte do circuito Bugatti e é em grande parte composto por estrada nacional. As mais célebres passagens são as curvas de Tertre Rouge, Mulsanne, Arnage, Casa Branca e, principalmente, a reta de Hunaudières: extensão de 5 km onde os protótipos mantém uma velocidade de mais de 400 km/h durante um minuto. Esta porção do circuito foi dividida em três trechos graças à instalação de duas chicanes em 1990. Essa medida foi necessária porque alguns automóveis insuficientemente carregados aerodinamicamente, para poderem atingir uma maior velocidade, acabavam tendo a tendência de levantar vôo nesse trecho. Agravava ainda o fato de que, quando rodavam em velocidades próximas aos 400 km/h (o recorde estabelecido foi de 405 km/h), os pneus eram submetidos a pressões muito intensas, que os levavam a deformações extremas e ao rebentamento se não estivessem em boas condições. A situação era ainda pior visto que esse tipo de situação podia acontecer de noite e em meio a carros de GT, que rodam cerca de 100 a 150 km/h mais devagar.
 

O recorde de vitórias individuais por piloto é detido pelo dinamarquês Tom Kristensen, com oito sucessos, e o recorde de vitórias por construtores é detido pela Porsche, com dezesseis sucessos. O recorde da distância e a mais elevada velocidade média ao longo das 24 Horas permanece imbatido desde 1971, quando o Porsche 917K de Helmut Marko e Gijs Van Lennep percorreu 5.335 km à media de 222,304 km/h.

Os carros que correm nesta prova estão divididos em quatro categorias:

    * LMP1 (Le Mans Protótipos 1, antiga LMP900)
    * LMP2 (Le Mans Protótipos 2, antiga LMP675)
    * LMGT1 (Gran Turismo 1)
    * LMGT2 (Gran Turismo 2)

 Vencedores

    * 1923 - André Lagache / René Leonard - (Chenard & Walcker Sport)
    * 1924 - John Duff / Frank Clement - (Bentley Sport 3.0)
    * 1925 - Gérard de Courcelles / André Rossignol - (Lorraine-Dietrich B3-6)
    * 1926 - Robert Bloch / André Rossignol - (Lorraine-Dietrich B3-6)
    * 1927 - John Benjafield / Sammy Davis - (Bentley Sport 3.0)
    * 1928 - Woolf Barnato / Bernard Rubin - (Bentley Sport 4.4)
    * 1929 - Woolf Barnato / Tim Birkin - (Bentley Speed Six 6.6)
    * 1930 - Woolf Barnato / Glen Kidston - (Bentley Speed Six 6.6)
    * 1931 - Earl Howe / Tim Birkin - - (Alfa Romeo 8C)
    * 1932 - Raymond Sommer / Luigi Chinetti - (Alfa Romeo 8C)
    * 1933 - Raymond Sommer / Tazio Nuvolari - (Alfa Romeo 8C)
    * 1934 - Luigi Chinetti / Philippe Étancelin - (Alfa Romeo 8C)
    * 1935 - John Hindmarsh / Luis Fontes - (Lagonda Rapide )
    * 1936 : a competição foi anulada devido às greves que reinavam em França, nomeadamente na indústria automobilística.
    * 1937 - Jean-Pierre Wimille / Robert Benoist - (Bugatti 57g)
    * 1938 - Eugène Chaboud / Jean Tremoulet - (Delahaye 135M)
    * 1939 - Jean-Pierre Wimille / Pierre Veyron - (Bugatti 57c)
    * 1940 - 1948 : não houve competição devido a Segunda Guerra Mundial e o pós-guerra.
    * 1949 - Luigi Chinetti / Lord Seldson - (Ferrari 166 MM)
    * 1950 - Louis Rosier / Jean-Louis Rosier - (Talbot Lago T26GS)
    * 1951 - - Peter Walker / Peter Whitehead - (Jaguar XK120C)
    * 1952 - Hermann Lang / Fritz Reiss - (Mercedes 300SL)
    * 1953 - Tony Rolt / Duncan Hamilton - (Jaguar C-Type)
    * 1954 - José Froilán González / Maurice Trintignant - (Ferrari 375)
    * 1955 - Mike Hawthorn / Ivor Bueb - (Jaguar D-Type)
    * 1956 - Ron Flockhart / Ninian Sanderson - (Jaguar D-Type)
    * 1957 - Ron Flockhart / Ivor Bueb - (Ferrari 375)
    * 1958 - Olivier Gendebien / Phil Hill - (Ferrari 250 TR)
    * 1959 - Carroll Shelby / Roy Salvadori - (Aston Martin DBR1)
    * 1960 - Olivier Gendebien / Paul Frère - (Ferrari TR60)
    * 1961 - Olivier Gendebien / Phil Hill - (Ferrari TR61)
    * 1962 - Olivier Gendebien / Phil Hill - (Ferrari 330 LM)
    * 1963 - Ludovico Scarfiotti / Lorenzo Bandini - (Ferrari 250 P)
    * 1964 - Jean Guichet / Nino Vaccarella - (Ferrari 275 P)
    * 1965 - Jochen Rindt / Masten Gregory - (Ferrari 275 LM)
    * 1966 - Bruce McLaren / Chris Amon - (Ford GT40 MK II)
    * 1967 - Dan Gurney / A.J. Foyt - (Ford GT40 MK IV)
    * 1968 - Pedro Rodriguez / Lucien Bianchi - (Ford GT40)
    * 1969 - Jacky Ickx / Jackie Oliver - (Ford GT40)
    * 1970 - Hans Herrmann / Richard Attwood - (Porsche 917K)
    * 1971 - Helmut Marko / Gijs van Lennep - (Porsche 917)
    * 1972 - Henri Pescarolo / Graham Hill - (Matra MS670)
    * 1973 - Henri Pescarolo / Gérard Larrousse - (Matra MS670B)
    * 1974 - Henri Pescarolo / Gérard Larrousse - (Matra MS670C)
    * 1975 - Jacky Ickx / Derek Bell - (Mirage GR8)
    * 1976 - Jacky Ickx / Gijs van Lennep - (Porsche 936)
    * 1977 - Jacky Ickx / Hurley Haywood / Jürgen Barth - (Porsche 936)
    * 1978 - Jean-Pierre Jaussaud / Didier Pironi - (Renault Alpine A442B)
    * 1979 - Klaus Ludwig / Bill Whittington/ Don Whittington - (Porsche 935 K3)
    * 1980 - Jean Rondeau / Jean-Pierre Jaussaud - (Rondeau M379B)
    * 1981 - Jacky Ickx/ Derek Bell - (Porsche 936)
    * 1982 - Jacky Ickx / Derek Bell - (Porsche 956)
    * 1983 - Vern Schuppan / Al Holbert / Hurley Haywood - (Porsche 956)
    * 1984 - Klaus Ludwig / Henri Pescarolo - (Porsche 956)
    * 1985 - Klaus Ludwig / Paolo Barilla / John Winter - (Porsche 956)
    * 1986 - Derek Bell / Hans-Joachim Stuck / Al Holbert - (Porsche 962C)
    * 1987 - Derek Bell / Hans-Joachim Stuck / Al Holbert - (Porsche 962C)
    * 1988 - Jan Lammers / Johnny Dumfries / Andy Wallace - (Jaguar XJR-9 LM)
    * 1989 - Jochen Mass / Manuel Reuter / Stanley Dickens - (Sauber Mercedes C9)
    * 1990 - John Nielsen / Price Cobb / Martin Brundle - (Jaguar XJR-12)
    * 1991 - Volker Weidler / Johnny Herbert / Bertrand Gachot - (Mazda 787B)
    * 1992 - Derek Warwick / Yannick Dalmas / Mark Blundell - (Peugeot 905)
    * 1993 - Gary Brabham / Christophe Bouchut / Eric Hélary - (Peugeot 905)
    * 1994 - Yannick Dalmas / Hurley Haywood / Mauro Baldi - (Porsche 962 LM)
    * 1995 - Yannick Dalmas / JJ Lehto / Masanori Sekiya - (McLaren F1 GTR)
    * 1996 - Manuel Reuter / Davy Jones / Alexander Wurz - (Porsche WSC-95)
    * 1997 - Michele Alboreto / Stefan Johansson / Tom Kristensen - (Porsche WSC-95)
    * 1998 - Laurent Aïello / Allan McNish / Stéphane Ortelli - (Porsche 911 GT1)
    * 1999 - Pierluigi Martini / Yannick Dalmas / Joachim Winkelhock - (BMW V12 LMR)
    * 2000 - Frank Biela / Tom Kristensen / Emanuele Pirro - (Audi R8)
    * 2001 - Frank Biela / Tom Kristensen / Emanuele Pirro - (Audi R8)
    * 2002 - Frank Biela / Tom Kristensen / Emanuele Pirro - (Audi R8)
    * 2003 - Tom Kristensen / Rinaldo Capello / Guy Smith - (Bentley Speed 8)
    * 2004 - Tom Kristensen / Rinaldo Capello / Seiji Ara - (Audi R8)
    * 2005 - Tom Kristensen / JJ Lehto / Marco Werner - (Audi R8)
    * 2006 - Frank Biela / Emanuele Pirro / Marco Werner (Audi R10 TDI)
    * 2007 - Emanuele Pirro / Frank Biela / Marco Werner (Audi R10 TDI)
    * 2008 - Tom Kristensen / Rinaldo Capello / Allan McNish (Audi R10 TDI)
    * 2009 - David Brabham / Marc Gené / Alexander Wurz (Peugeot 908 HDi FAP) (Wikipedia)

Nenhum comentário: