segunda-feira, 21 de junho de 2010

Encontro de Romi-Isettas faz homenagem aos 80 anos da Romi


Evento acontece neste sábado em Santa Bárbara d´Oeste (SP).
Modelo foi o primeiro carro produzido em série no Brasil.

 Neste sábado (19) a cidade de Santa Bárbara d´Oeste, interior de São Paulo, é palco do Encontro Nacional de Romi-Isettas que reúne cerca de 30 colecionadores de todo o país e 700 visitantes em comemoração aos 80 anos das Indústrias Romi. A fabricante produziu o Romi-Isetta, primeiro carro nacional feito em série, entre 1956 e 1961.

O evento teve iníciocom uma exposição sobre a história de Santa Bárbara d´Oeste e do Romi-Isetta. Depois, uma carreata seguiu pelas principais ruas e avenidas da cidade em direção a Estação Cultural. No espaço, os carros ficarão durante todo o dia em exposição para o público que poderá conferir também um show com interpretações de clássicos dos anos 50, como Elvis Presley, Bill Halley, James Brown e Frank Sinatra.

História


O Romi-Isetta foi fabricado em série no Brasil, entre 1956 a 1961, pelas Indústrias Romi SA. Fundada em 1930 pelo descendente de imigrantes italianos Américo Emílio Romi e por seu enteado Carlos Chiti, a Romi buscou na Itália o projeto do Iso Isetta. Em 5 de setembro de 1956, o modelo foi lançado oficialmente no país, com um desfile com os primeiros 30 carros pelas principais ruas de São Paulo. Foram produzidos cerca de três mil carros no Brasil.

O Romi-Isetta incorporou conceitos tecnológicos de aviação e aerodinâmica avançados, e tem características marcantes, como estilo (assinado pelo designer italiano Giovanni Michelotti), a porta frontal, motor transversal, dimensões compactas e o consumo de combustível. O Romi-Isetta pode transportar dois adultos e uma criança, atinge velocidade máxima de 85 km/h, e tem consumo de 25 km/l. (G1)


Nenhum comentário: