quinta-feira, 27 de maio de 2010

Stock Car lota Jacarepaguá, mas público sofre com veículos rebocados

Num Domingo de Sol onde a Stock Car levou cerca de 32 mil pessoas ao Autódromo de Jacarepaguá, a Prefeitura do Rio de Janeiro realizou uma operação de “choque de ordem” cujo único objetivo foi o de multar e rebocar veículos estacionados irregularmente.



Os guardas municipais no local, ao invés de orientar os motoristas, apenas davam coberturas a flanelinhas. Um dos integrantes da Operação Asfalto Liso, Lucio Amorim, foi coagido a pagar R$ 20,00 por uma vaga comum, no sol, perto do autódromo - o “guardador”, sem usar colete, crachá ou qualquer identificação, e a cerca de 50m de um carro da Guarda Municipal com 2 oficiais, afirmava que parte do dinheiro iria para os mesmos e que por isso não poderia aceitar menor quantia. Nosso amigo pagou R$ 3,00 (valor já acima dos R$2,00 VAGA CERTA), e teve seu carro arranhado.

Pra completar, muitos motoristas tiveram seus carros rebocados - imagine ir com a família para o autódromo, ser obrigado a parar longe por não haverem vagas, e ao voltar descobrir seu carro rebocado por estacionamento irregular no entorno? Se o evento foi autorizado pela prefeitura, que houvesse estrutura suficiente para o público. Se haviam agentes de trânsito, que orientassem os motoristas.

Esses mesmos motoristas ainda serão indiciados por FURTO por terem ido ao depósito retirar seus veículos, face a arbitrariedade da ação da prefeitura.

Notícia no Jornal O Globo: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/05/23/motoristas-sao-detidos-por-furtar-os-proprios-carros-em-deposito-da-prefeitura-do-rio-916660852.asp

Notícia no Jornal do Brasil: http://jbonline.terra.com.br/pextra/2010/05/23/e230516653.asp

Segue um relato revoltante do ocorrido:

“Fui na Stockcar hoje estacionei meu carro na pracinha que tem na esquina da Abelardo Bueno com a Salvador Allende, alí é um ESTACIONAMENTO público pela avaliação que qualquer um poderia fazer, não havia placa nenhuma indicando que não era permitido para alí. Parei meu carro numa baia própria para tal, tudo certinho dei os R$ 10 da extorsão dos flanelinhas que estavam agindo livremente nas barbas da PM e GM. Tudo certo, pensei eu, começada a prova, eu estava no topo da arquibancada, quando olho para trás vejo reboques da prefeitura levando carros, pensei, parei em lugar certo, não era proibido, relaxei.


Fui na Stockcar hoje estacionei meu carro na pracinha que tem na esquina da Abelardo Bueno com a Salvador Allende, alí é um ESTACIONAMENTO público pela avaliação que qualquer um poderia fazer, não havia placa nenhuma indicando que não era permitido para alí. Parei meu carro numa baia própria para tal, tudo certinho dei os R$ 10 da extorsão dos flanelinhas que estavam agindo livremente nas barbas da PM e GM. Tudo certo, pensei eu, começada a prova, eu estava no topo da arquibancada, quando olho para trás vejo reboques da prefeitura levando carros, pensei, parei em lugar certo, não era proibido, relaxei.

No finalzinho da Copa Montana (terceira corrida do dia) dirijo-me ao meu carro, quando chego na pracinha NENHUM dos quase 100 carros que estavam parados estavam lá!!! O meu inclusive não estava mais lá. Logo concluí que meu carro foi levado pelo reboque da SEOP. Logo, mais outros motoristas muito revoltados se juntaram e descobrimos que os carros foram levados para um depósito novo que fica ao lado do Via Parque. Liguei para um amigo que estava vendo a corrida comigo e ele se oferece para me dar uma carona, 10 minutos depois ele me liga dizendo que o carro dele foi levado também (estava em local permitido também). Eu estava com minha mulher e meu sogro, pegamos um táxi, encontramos com o meu amigo e fomos ao depósito do Via Parque.

Ao chegarmos lá um pandemônio estava instaurado, mais de 100 pessoas revoltadas e exaltadas, derrubaram os portões do depósito e saíram tirando os carros na marra! A PM chegou e trancou todo mundo lá dentro, foram todos autuados por invasão e furto dos próprios carros! Uma bagunça completa, uns 20 PMs, Polícia Civel, funcionários da SEOP, dono do depósito, tudo mundo batendo boca.

Como ví que nada irira se resolver e por indicação de um PM fomos até a 16ª DP prestar queixa do absurdo que fizeram com a gente, mas a inspetora não aceitou registrarmos queixa disso, alegando que deveríamos entrar com um processo administrativo. Voltamos para o depósito, na esperança que a coisa estivesse mais calma por lá. Ao chegar a situação estava sob controle já e estavam permitindo as pessoas entrarem no depósito para verificar se o carro estava lá (até então não sabia se estava mesmo lá) e pegar pertences pessoais dentro do mesmo. Fui lá e ao chegar constatei o que eu mais temia, meu carro foi danificado! Os idiotas (desculpe a expressão da palavra) na pessa de levar o maior número de carros possíveis sairam arrastando meu carro de qualquer jeito!!! Usaram para leva-lo aquela parte de trás do reboque que leva o carro com duas rodas no chão, mas o levaram pelas rodas de trás e aquela pinça danificou minhas rodas traseiras, as duas!!! Arrancou até pedaço da roda, além disso, ralaram para-choque e para-lama dianteiro! O carro do meu amigo tbm foi danificado, arrancaram um naco da lateral do pneu do carro dele. Além disso, meu carro estava dentro do depósito sem os lacres de violação, que julgo eu serem obrigatórios de serem colocados quando o carro é colocado no reboque.

Agora amanhã vou partir para a via crusius para tirar o carro de lá e resolver como vai ficar a questão das avarias (o dono do depósito falou que qualquer dano será ressarcido, duvido!). Pelo que eu ví vou perder meu dia de trabalho também.

(Notícia do site: Operação Asfalto Liso - Eu Apoio! - http://asfaltoliso.tumblr.com)

Nenhum comentário: