Em 1970 a Citroën lançava seu primeiro veículo GT: o Citroën SM, apresentado como a jóia da coroa da marca. A sigla GT vem de “Gran Turismo”, popular na indústria automotiva, é uma denominação do italiano dada ao segmento de luxuosos esportivos (união entre velocidade e conforto).
Nascido de um acordo de cooperação entre a Citroën e a tradicional fabricante italiana de superesportivos Maserati, o SM tinha o melhor dos dois mundos: um motor Maserati 170Cv e uma suspensão hidropneumática Citroën, que permitia controlar de forma eficaz tanta potência.
O SM foi pioneiro de um novo conceito de “Gran Turismo”, pois tornava velocidade com segurança e conforto acessíveis a consumidores de carros produzidos em massa.
Alta velocidade com corforto e estilo
A ideia de criar o SM era desenvolver uma versão esportiva do Citroën DS, dando origem ao primeiro modelo GT da Citroën. Mas o SM tornou-se mais do que apenas um GT padrão: por seu sistema de suspensão hidráulica (herdado do Citroën DS), o Citroën SM tinha um conforto e segurança únicos à época.
Outro recurso especial do Citroën SM era seu sistema de iluminação. Com seis faróis de iodo ligado a um sistema de nivelamento automático, combinava a perfomance dos faróis giratórios com uma nova estética. Um Citroën rápido e dinâmico, como os melhores esportivos da época, mas com muito conforto e agradável de dirigir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário