sábado, 15 de maio de 2010

O (des)caso de Jacarepaguá

Quem conhece a história do Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, sabe do desinteresse das autoridades cariocas em relação á preservação do circuito.



A falta de cuidado com o autódromo vem desde os Jogos Pan-Americanos, quando o local foi transformado em uma arena multiuso, que acabou desfigurando parte do antigo traçado. A situação tende a piorar ainda mais nos próximos anos, já que o local deve ser definitivamente colocado abaixo para os Jogos Olímpicos de 2016.


Diante da falta de preocupação das autoridades competentes, um grupo se mobilizou para chamar a atenção do público para a importância de Jacarepaguá. No dia 23 de maio, será realizado um abraço simbólico em torno do autódromo, juntamente com a coleta de assinaturas clamando pela manutenção do circuito (saiba mais sobre a iniciativa aqui).


Até o momento, pouco foi feito na recuperação do circuito. As únicas melhorias significativas foram realizadas pelos promotores da Fórmula Truck e da Porsche Cup, que correram em Jacarepaguá no dia 18 de abril e atraíram um público estimado em 45 mil pessoas. Durante a prova, parte da imprensa especializada mostrou a situação precária e a falta de estrutura do autódromo carioca.
As autoridades e a CBA precisam chegar a um acordo, antes de mais nada, para salvar o palco que já recebeu categorias como Fórmula 1 e Fórmula Indy da extinção. Fica a torcida para que a história de Jacarepaguá tenha um final feliz.


(Fotos: Marco de Bari, Jorge Meditsch e Cláudio Larangeira - Revista Quatro Rodas)

Nenhum comentário: