quinta-feira, 1 de abril de 2010

Ford revela série limitada RS500 do Focus

Apenas 500 unidades serão fabricadas; carro tem motor 2.5 turbo de 350 cv

Nova mudança no ranking dos carros mais potentes com tração dianteira produzidos em série. O título, antes ostentado pelo Focus RS com seus 300 cv, agora pertence ao seu irmão envenenado RS500, nova versão do hatch esportivo da Ford com 350 cv. Desenvolvido pela divisão TeamRS da marca do oval azul na Europa, o modelo terá apenas 500 unidades fabricadas. O público conhecerá o carro no dia 4 de abril, no Salão de Leipzig, na Alemanha, país onde o veículo começa a ser produzido em maio.

O motor do RS500 é o mesmo bloco 5 cilindros 2.5 turbo do RS “normal”, porém, com uma série de modificações que lhe deram um ganho extra de 15% no pico da potência, alcançada a 6.000 rpm. O torque também subiu, chegando a 46,9 kgfm entre 2.500 rpm e 4.500 rpm. Segundo a Ford, nessa configuração o Focus acelera de 0 a 100 km/h em 5s6 (o RS cumpre a mesma prova em 6s0) e atinge a velocidade máxima de 265 km/h (ante os 260 km/h no Focus RS com 300 cv).

A receita para o aumento da força, segundo a divisão esportiva da fabricante, veio a partir do aumento das entradas de ar do motor, melhora no sistema de injeção de combustível e a instalação de um intercooler ainda mais eficiente. O câmbio manual de 6 marchas também recebeu reforço adicional para lidar com o aumento de potência e torque. Os pneus na medida 235/25 R19 do RS500 são maiores e mais largos em relação aos usados no Focus RS, o que, segundo a Ford, melhora seu desempenho nas curvas.

Além da melhora do conjunto mecânico, o Focus RS500 conta com detalhes visuais exclusivos. Conforme revela a Ford, o modelo será vendido apenas na opção com pintura preta fosco, acompanhado de rodas aro 19”, também pretas, e spoilers e saias laterais diferenciadas. O logotipo da série vai estampado nas laterais e na tampa do porta-malas. O interior também tem sua pitada de exclusividade, destacada nos bancos concha revestidos de couro vermelho e no painel com acabamento especial. Outro item é a placa de numeração do carro, que vai no centro do console.

Desenvolvido no "inferno verde"

Para atingir o maior índice de performance e confiabilidade dos componentes, uma equipe especial da Ford TeamRS completou um total de 500 voltas no lendário circuito de Nürburgring com o Focus RS500. Com mais de 20 km de extensão, a pista conta com quatro tipos diferentes de asfalto e curvas de variados níveis de dificuldade e angulações distintas, além de possuir uma reta com mais de 8 km de comprimento.

A fabricante ainda afirma ter realizado um teste de 10.000 km no circuito sem desligar o motor em momento algum. De acordo com a marca, tal ensaio é equivalente a disputa completa das 24 Horas de Nürburgring, uma das mais tradicionais provas do automobilismo mundial.
(Carro Online)

Nenhum comentário: