quarta-feira, 28 de abril de 2010

Focus RS


Enquanto o México teve de se contentar com o Focus SVT, com plataforma de geração antiga, o mercado europeu contou com a presença do RS com um motor mais potente, corpo alargado e um  moderno sistema de diferencial. Agora, 100 sortudos podem comprar o mais recente modelo da Ford.







O motor é o mesmo cinco cilindros em linha 2.5L ST, mas com um turbo maior que introduz o dobro de ar nos cilindros. Algumas mudanças internas e um cabeçote modificado, capaz de produzir nada menos que 305 cv a 6.500 rpm e 44,7 kgfm de torque entre os 2.300 e 4.500 rpm. A transmissão foi ligeiramente modificado para lidar com o torque.

A tração é dianteira, ao contrário de modelos como o Subaru Impreza WRX STI e o Mitsubishi Lancer Evolution X. Também é encontrado um diferencial com escorregamento limitado que privilegia a estabilidade.






O RS se comporta como poucos carros na estrada. É possível entrar em curvas em alta velocidade de maneira que o carro  não se comporte de maneira inesperada ou perca a aderência devido ao excesso de pressão sobre o pedal do acelerador – tanto que o diferencial envia torque para a roda interior.


A suspensão é bastante firme e funciona bem na estrada, mas chega a se tornar desconfortável na cidade. O RS pesa apenas 1,467 kg, e se acrescentarmos os 301cv, o resultado é um tempo de aceleração de zero a 100 km/h em apenas 5,9 segundos e uma velocidade máxima de 260 km/h, resultado impressionante se considerarmos que o modelo é um hatchback capaz de acomodar cinco passageiros.

Fora os assentos Recaro, o volante esportivo e os detalhes em verde, o interior do RS é o mesmo do ST. Isso significa  que dentro do habitáculo estão um sistema de entrada de som com CD de seis discos, o controle de áudio no volante, mostradores de temperatura do óleo, pressão do turbo e pressão do óleo. Os bancos dianteiros oferecem excelente nível de apoio lateral, mas definitivamente não são destinados ao uso em um carro do cotidiano.

O preço de lista do Focus RS 2010 é de 470 mil pesos mexicanos, o equivalente a R$ 68 mil. Bastante distinto do ST, mas se for levado em conta que apenas 100 destas amostras serão vendidas no México e que o RS é um carro cujo desempenho se aproxima de um Porsche Boxster ou BMW Z4, mas pode acomodar uma família inteira se necessário, então parece ser uma pechincha.

O Focus RS é um carro com capacidades impressionantes e aparência. idem. Realmente não fornece um nível de esportividade ao seu preço, que a princípio parece muito maior do que realmente é. (Motor Dream / Autocosmos)

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