quarta-feira, 14 de abril de 2010

Briatore é liberado de vez para voltar à F-1

Ex-chefe da Renault e Pat Symonds poderão retornar à categoria em 2013 após acordo com a FIA

Enfim a novela envolvendo Flavio Briatore teve um final. E para o italiano foi feliz, ele e Pat Symonds foram liberados pela FIA para retornar à Fórmula 1, mas apenas em 2013. Em 2011, poderão trabalhar em outras categorias da entidade.

No primeiro julgamento, Briatore havia sido banido de qualquer competição que envolvesse a FIA, e Symonds ficaria fora por alguns anos. O veredicto já tinha sido modificado pela Corte Francesa, mas a entidade chegou a anunciar que iria recorrer, mas decidiu desistir após fazer um acordo com a dupla.

- Em troca (do pedido de desculpas), eles pediram para a FIA abandonar a apelação, mas sem a FIA reconhecer a validade das críticas contra a decisão do Conselho Mundial do dia 21 de setembro, assim como renunciar ao direito de propor qualquer novo processo contra eles contra eles sobre o assunto - afirma a FIA em seu comunicado.

Os dois sofreram a punição no caso Cingapuragete. No GP de Cingapura de 2008, Briatore e Symonds forçaram Nelsinho Piquet a bater deliberadamente para beneficiar seu companheiro na época de Renault, Fernando Alonso.

- Considerando que o julgamento do dia 5 de janeiro de 2010 refere-se apenas a forma e não ao mérito da decisão de 21 de Setembro de 2009, e que a renúncia de todas as reivindicações expressas pelo Sr. Flavio Briatore e pelo Sr. Pat Symonds estão alinhadas com o que Conselho está buscando, o presidente da FIA considerou que o melhor é não permitir a manutenção de tais litígios, que têm recebido grande cobertura da mídia e que, independentemente do resultado, são muito prejudiciais para a imagem da FIA e do automobilismo e, portanto, aceitar esta solução, pondo fim a este assunto - encerrou o comunicado da FIA. (Lancenet)


Nenhum comentário: