segunda-feira, 1 de março de 2010

Veículos têm venda recorde para o mês de fevereiro, às vésperas do fim da redução de IPI

Às vésperas da volta do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) à alíquota original, as vendas de veículos registraram em fevereiro o melhor resultado para o mês na história da indústria automobilística, com o emplacamento de 221 mil unidades, de acordo com os dados obtidos pelo site Folha Online. 


O resultado superou o contabilizado em 2008 (200,8 mil), que detinha a maior marca até então, e representa um acréscimo de 10,9% nos emplacamentos no confronto com fevereiro de 2009, quando o desempenho do setor automobilístico foi afetado pela crise econômica mundial. 



Na comparação com janeiro deste ano, os licenciamentos também registraram aumento (3,6%) apesar da diferença entre a quantidade de dias úteis devido ao feriado de Carnaval. No primeiro bimestre, foram vendidos 434,3 mil veículos, o que engloba automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões, com expansão de 9,5% no comparativo com o mesmo intervalo em 2009. 

Montadoras
 
A Fiat lidera as vendas no primeiro bimestre deste ano, com 21,6% dos emplacamentos no período, seguida de perto pela Volkswagen (20,5%) e pela General Motors (19,9%). 

Março é o último mês com redução do IPI para carros a álcool ou flex. Aqueles de mil cilindradas terão a alíquota mantida em 3% até o dia 31 e depois voltam ao percentual de 7%. Já os de até 2.000 cilindradas passarão de 7,5% para 11%. 

Para caminhões, a isenção do tributo permanece até junho, quando a alíquota retorna a 5%. 

O incentivo fiscal, que até dezembro passado valia também para os carros a gasolina, foi uma das principais medidas tomadas pelo governo federal para combater os efeitos da crise econômica mundial e estimular as vendas no setor. 

A medida surtiu efeito e os emplacamentos apresentaram um acréscimo de 11,4% no ano passado em relação a 2008, registrando o terceiro recorde anual consecutivo, com 3,14 milhões de unidades. 

Na análise mensal, a marca foi batida em setembro (308,7 mil unidades) devido à corrida dos consumidores às concessionárias para aproveitar o último mês antes da elevação do IPI, que voltaria gradualmente ao patamar original até janeiro. No final de novembro, no entanto, o governo anunciou a manutenção das alíquotas mais baixas do imposto, mas apenas para carros flex, até este mês. 

Para 2010, a Anfavea (associação das montadoras) prevê uma expansão de 8,2% nos licenciamentos, atingindo 3,4 milhões de veículos emplacados. 
(Folha Online)

Nenhum comentário: