quinta-feira, 25 de março de 2010

Michelin lança cabo de partida inovador

Sistema possui dispositivo que impede curto-circuito entre baterias

 
A Michelin informou nesta segunda-feira (22) que lançará nos Estados Unidos o chamado “cabo de partida auxiliar inteligente”, um par de cabos que não permite com que o motorista cometa erros na hora de realizar uma partida auxiliar – popularmente conhecido como “chupeta” – situação em que a bateria de um automóvel descarregada é conectada a outra para que o veículo possa ser ligado. O novo aparato visa impedir com que ocorra curto-circuitos que podem acarretar até na explosão do componente caso a polaridade dos armazenadores seja invertida na hora da conexão.
 
Pelo valor de US$ 40 (R$ 72 sem taxas de importação ou impostos brasileiros) a novidade se diferencia dos cabos convencionais por uma caixa localizada na metade de sua extensão. Esta avalia a polaridade das correntes - se é positiva ou negativa – e cuida de realizar as conexões corretas, não importa qual ligação tenha sido feita. Deste modo não há a possibilidade de uma ligação incorreta, que também pode comprometer componentes eletrônicos de um automóvel, como a central da injeção eletrônica, por exemplo.
 
De acordo com Alexia Hayes, engenheira de desenvolvimento de produtos da Michelin, o novo sistema é proveitoso para motoristas novos e idosos, que estão mais propensos a esquecerem as luzes do veículo acesa, bem como o sistema de som. Confira a foto do cabo ao lado.
(Carro Online)

Nenhum comentário: