sábado, 6 de março de 2010

Mercedes-Benz aumentará capacidade de produção no Brasil em 15%


Fabricante investirá R$ 1,2 bilhão no país com recursos do BNDES.
Empresa aposta em crescimento de 32% de suas vendas neste ano.

O presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Jüergen Ziegler, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, assinaram nesta sexta-feira (5), em São Paulo, contrato para financiamento de R$ 1,2 bilhão, que serão aplicados na fábrica da empresa em São Bernardo do Campo, no ABC paulista até 2012.


Os recursos serão somados aos R$ 300 milhões já disponibilizados pela própria Mercedes-Benz. O financiamento havia sido confirmado pelo BNDES no início deste ano. A companhia aposta em crescimento de 32% de suas vendas neste ano e já sente a retomada do mercado brasileiro após a crise internacional.


De acordo com Ziegler, 60% do investimento será voltado ao aumento da capacidade produtiva instalada de 65 mil para 75 mil unidades. “Vamos seguir a expectativa de crescimento ao redor de 15% do mercado brasileiro de veículos comerciais. Mas podemos aumentar ainda mais esta capacidade com jornadas extras se for necessário”, afirma o executivo.

Cerca de 30% serão voltados ao desenvolvimento de novos produtos. Isso inclui a produção de motores a diesel adequados à nova legislação ambiental. A exigência do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores entra em vigor em 2012. Outro investimento em tecnologia é o teste do diesel de cana-de-açúcar. “Somos os pioneiros neste tipo de teste", ressalta. "Contamos com 400 engenheiros em nossa fábrica.”


Os 10% restantes serão aplicados “em aspectos sociais e ambientais”.  


A fabricante alemã de caminhões e ônibus tem como foco abrir vantagem frente à concorrente MAN. Para isso, já contratou 1,4 mil pessoas entre o fim de 2009 e início de 2010. Com 11,6 mil funcionários e algumas linhas trabalhando em três turnos, a meta é aumentar a participação no mercado brasileiro de caminhões de 28,5%, em 2009, para mais de 30% neste ano. Já no segmento de ônibus, em que é líder há 50 anos, a expectativa é de ampliar o market share de 48%, registrado em 2009, para mais de 50%, em 2010.


Se a previsão for confirmada, a Mercedes-Benz venderá 68 mil unidades (tanto no mercado externo quanto no interno), volume 32% maior em relação às vendas de 2009, de 51,5 mil. Para caminhões, a expectativa é exportar 4 mil unidades neste ano, contra 3 mil unidades em 2009. No segmento de ônibus as vendas ao exterior devem passar de 6,5 mil para 12 mil unidades.


Após as instalações das novas máquinas para a ampliação da capacidade, nos próximos 18 meses, a fabricante avaliará se será necessário mais contratações. “Apostamos muito no crescimento do mercado brasileiro. Nós vemos o mercado voltando a crescer”, afirmou o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, que confirma a retomada de outros mercados da América Latina.
(G1)

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