segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Mercedes-Benz produz 2,5 milhões de motores


A Mercedes-Benz do Brasil alcançou os 2,5 milhões de motores produzidos em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Além de equipar seus caminhões e ônibus, a marca também fornece componentes e motores para outras unidades do grupo Daimler, como os comerciais leves Sprinter na Argentina, os caminhões pesados Freightliner nos EUA e os ônibus Citaro na Alemanha.

"A Mercedes-Benz é pioneira na introdução do motor diesel para caminhões e ônibus no Brasil, na década de 1950 e na utilização de gerenciamento eletrônico, nos anos 1990", afirma Ronald Linsmayer, COO (Chief Operating Office) da empresa, responsável pela área de caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

"Ao longo dos 53 anos de atuação no país, acumulamos vasta experiência no atendimento às necessidades dos transportadores de cargas e de passageiros. Nossos motores são reconhecidos pelos clientes por sua eficiência, qualidade, desempenho, reduzido consumo, durabilidade e, especialmente, pela confiabilidade."

Os primeiros motores fabricados pela Mercedes-Benz do Brasil (OM 321, 326 e 324) utilizavam injeção indireta, realizada numa pré-câmara de combustão. Em 1969, com o lançamento do OM 352 de aspiração natural e potência de 130 cv (cavalos), a empresa realizou o primeiro grande avanço tecnológico dos motores diesel no país, introduzindo o sistema de injeção direta.

Em 1977 a empresa adquiriu competência para desenvolver a aplicação de combustíveis alternativos. Para motores do ciclo Otto, criou modelos de caminhões movidos a álcool e para os do ciclo diesel, lançou caminhões a álcool aditivado e a óleos vegetais esterificados. Como resultado dessa competência, a Mercedes-Benz do Brasil desenvolveu o motor a gás natural M 352 G, apresentado pela primeira vez em 1985. Esse motor evoluiu tanto que conquistou para a filial brasileira a posição de centro de competência para motores a gás.

Hoje cada uma das quatro famílias de motores Mercedes-Benz tem sua própria linha de produção na planta de São Bernardo do Campo: BR 300 de motores leves mecânicos, BR 600 de leves eletrônicos, BR 900 de médios eletrônicos e BR 450 de pesados eletrônicos.

Todos os motores produzidos são testados em bancos de prova para verificação de desempenho quanto a torque, potência, consumo específico, emissões e diagnose eletrônica, entre outros indicadores.

(Interpress Motor)

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