quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

GM escolhe comprador da Opel

Decisão pelo consórcio liderado pela Magna deve ser aprovada pelo governo


O CEO da GM, Fritz Henderson, declarou nesta quinta-feira que a fabricante norte-americana escolheu o consórcio formado pela Magna e o banco russo Sberbank como o autor da melhor proposta para compra de sua subsidiária européia Opel. De acordo com o executivo, “o trabalho duro nas últimas duas semanas esclareceu alguns pontos em aberto e resolveu detalhes do pacote financeiro do governo alemão e nosso conselho administrativo optou por recomendar a parceria Magna/Sberbank”.
Com a negociação, a aliança formada entre as duas empresas será dona de 55% da Opel, a qual continuará com participação acionária da nova GM. “Nós continuaremos colaborando com a Opel e Vauxhall para desenvolver e produzir bons carros como o Insignia e o novo Astra”, disse Henderson.
A próxima etapa para finalizar a escolha do comprador da Opel deverá ser a aprovação tanto do governo alemão quanto dos funcionários da marca, representados por seus sindicatos. Ambos mostraram-se a favor da proposta liderada pela canadense Magna porque ela poderá preservar mais vagas de trabalho.

Atualmente a Opel emprega 50 000 trabalhadores em suas quatro unidades fabris na Alemanha e ainda possui instalações no Reino Unido, onde opera sob a bandeira Vauxhall. Também estava em uma briga acirrada pela Opel o grupo de investimentos sediado na Bélgica RHJ International.

(Terra)


Nenhum comentário: