terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Chinesa BAIC compra ferramentas e tecnologia da Saab

Montadora poderá produzir geração antiga dos modelos 9-3 e 9-5.
Acordo pode ser o primeiro passo para a venda do restante da Saab.


A General Motors vendeu, nesta segunda-feira (14), à montadora chinesa BAIC (Beijing Automotive Industry Holding Group) os direitos de tecnologia da sua subsidiária sueca Saab, assim como da fabricação da antiga geração dos modelos Saab 9-3 e 9-5. Em comunicado, as empresas afirmaram que serão compartilhadas tecnologias de powertrain (conjunto motor e transmissão) e ferramentaria.


"Temos desenvolvido um bom relacionamento com a BAIC e esperamos trabalhar com eles para integrar esta tecnologia em seus veículos Saab no futuro”, afirmou em comunicado o diretor geral da Saab Automobile, Jan Ake Jonsson, sobre os modelos que serão produzidos na China.

A aquisição de ferramentas e tecnologia pode resultar na liquidação de ativos da marca, o que ameaçaria mais de 3 mil empregos na Suécia.


Porém, o acordo pode ser o primeiro passo para a venda do restante da Saab. O futuro da divisão sueca da GM ficou incerto, após divergências entre possíveis compradores e o comitê executivo da companhia norte-americana. No início deste mês, a BAIC deixou claro que não tem interesse em adquirir a unidade de produção da Saab em Trollhattan, na Suécia.


Em novembro, o grupo sueco Koenigsegg cancelou o acordo de compra do fabricante Saab. A Koenigsegg, que confirmou em agosto a compra da Saab, argumentou que os atrasos para fechar o acordo tinham causado "riscos e inseguranças" que os impedem de realizar com sucesso o novo plano de negócios para a Saab.

(G1)

Nenhum comentário: