segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Vettel vence em Abu Dhabi e fica com o vice-campeonato


Quebra de Hamilton abre caminho para o alemão da Red Bull


Em uma corrida muito monótona, Sebastian Vettel venceu neste domingo o Grande Prêmio de Abu Dhabi e terminou a temporada da Fórmula 1 como vice-campeão. Para vencer, o alemão da Red Bull contou com uma falha no freio traseiro de Lewis Hamilton, que dominou a primeira parte da corrida mas começou a ter problemas pouco antes de seu pit stop e teve de abandonar.

Mark Webber terminou em segundo e completou a dobradinha da Red Bull, enquanto o campeão mundial Jenson Button, da Brawn, fechou o pódio, em terceiro. Rubens Barrichello teve a asa dianteira danificada logo na largada após um toque com Webber e ficou em quarto lugar na sua despedida da Brawn - o brasileiro será anunciado nesta segunda-feira pela Williams.

Com os resultados, Button fechou o ano com 95 pontos, contra 84 de Vettel, 77 de Barrichello e 69,5 de Webber, que fechou o campeonato na quarta colocação.


Também ficaram na zona de pontuação Nick Heidfeld, na quinta posição na despedida da BMW Sauber da F-1, Kamui Kobayashi, que fez ótima corrida e seus primeiros três pontos pela Toyota na sexta posição, Jarno Trulli, também da Toyota, em sétimo, e Sebastien Buemi, da Toro Rosso, em oitavo.

A CORRIDA

A última etapa da temporada teve pouquíssimas emoções. A largada até teve alguns momentos de disputas, já que os carros estavam juntos. Largando da pole, Hamilton manteve a ponta, seguido por Vettel. Webber tentou passar o alemão, abriu demais a trajetória na primeira curva e quando fez a sua tomada tocou na asa dianteira de Barrichello.

Com a peça danificada, o brasileiro acabou ultrapassado por Button ainda na primeira volta e perdeu contato com os líderes no início. Na frente, Hamilton abria vantagem enquanto Vettel era caçado por Webber e Button, com Barrichello um pouco mais atrás, acostumando-se ao carro com menos pressão aerodinâmica.

Aos poucos, Hamilton começou a ter dificuldades nas freadas e sua vantagem foi diminuindo, principalmente após uma escapada devido a uma travada de pneus. Ainda na liderança, o piloto da McLaren foi o primeiro a fazer o pit stop, mas a própria equipe o avisou pelo rádio que o problema era mais sério e, de fato, o inglês recolheu seu carro aos boxes.

Com isso, as quatro primeiras posições ficaram consolidadas e o único piloto que deu um tempero à corrida foi Kobayashi, que, com uma tática de apenas uma parada, chegou a andar em terceiro e ameaçou em algumas voltas a dupla da Brawn. O japonês, que já havia andado bem no Brasil, fez até uma belíssima ultrapassagem sobre Button, quando este voltava dos boxes com pneus frios e tanque cheio. Mas quando parou, Kobayashi acabou caindo para sexto e, com o carro pesado, não pôde mais brigar por posições à frente mesmo quando a dupla da Brawn fez seu segundo pit stop.

O grande momento de emoção da corrida aconteceu na última volta, quando Button, com um carro mais equilibrado, partiu para cima de Webber e tentou de todas as formas a ultrapassagem. No entanto, o australiano se defendeu muito bem para garantir a dobradinha da Red Bull, já que Vettel estava disparado na liderança desde a quebra de Hamilton.

GP DE ABU DHABI - RESULTADO FINAL
1º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 55 voltas 2º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 17s8 3º - Jenson Button (ING) Brawn-Mercedes - a 18s4 4º - Rubens Barrichello (BRA) Brawn-Mercedes - a 22s7 5º - Nick Heidfeld (ALE) BMW Sauber - a 26s2 6º - Kamui Kobayashi (JAP) Toyota - a 28s3 7º - Jarno Trulli (ITA) Toyota - a 34s3 8º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - a 41s2 9º - Nico Rosberg (ALE) Williams-Toyota - a 45s9 10º - Robert Kubica (POL) BMW Sauber - a 48s1 11º - Heikki Kovalainen (FIN) McLaren-Mercedes - a 52s7 12º - Kimi Raikkonen (FIN) Ferrari - a 54s3 13º - Kazuki Nakajima (JAP) Williams-Toyota - a 59s8 14º - Fernando Alonso (ESP) Renault - a 1m09s6 15º - Vitantonio Liuzzi (ITA) Force India-Mercedes - a 1m34s4 16º - Giancarlo Fisichella (ITA) Ferrari - a uma volta 17º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a uma volta 18º - Romain Grosjean (FRA) Renault - a uma volta

ABANDONOS

Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - a 35 voltas (freios) Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - a 37 voltas (câmbio)

VOLTA MAIS RÁPIDA Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 1m40s279, na 54ª

Nenhum comentário: