sábado, 14 de novembro de 2009

Schumi era campeão pela primeira vez há 15 anos


Alemão jogou o carro em cima de Hill para levar o Mundial


Há exatos 15 anos, no dia 13 de novembro de 1994, Michael Schumacher conquistou o primeiro de seus sete títulos mundiais na Fórmula 1. E foi de uma forma para lá de controvertida: jogando seu Benetton contra o Williams de Damon Hill, que brigava com ele pelo campeonato.



Schumi começou o Mundial como única ameaça ao título dado como praticamente certo de Ayrton Senna. Com um Benetton ágil e empurrado pelo econômico e eficiente motor Ford Zetec, o alemão levou a melhor sobre Senna nas duas primeiras etapas (Brasil e Pacífico), com duas vitórias enquanto o brasileiro ficava sem pontuar.



Ayrton morreria na terceira prova do ano, em Imola, e Schumi venceria outras quatro corridas até a sétima etapa. O título, então, ficou praticamente nas suas mãos, já que Damon Hill, como acontecera com Senna, sofria com o arisco Williams, que não contava mais com as ajudas eletrônicas banidas pelo regulamento.



Mas a descoberta de irregularidades na Benetton e uma punição por antidesportividade tiraram pontos ou suspenderam Schumacher em quatro corridas. Hill, com um carro que melhorava, aproveitou para reduzir a diferença e encostar no alemão.



Schumi chegou apenas um ponto à frente de Hill à última corrida do ano, na Austrália (92 a 91) e com duas vitórias a mais. Com isso, a corrida em Adelaide era tida como um mano a mano entre eles. E os dois, de fato, dispararam na liderança, com o alemão sendo pressionado pelo inglês durante todo o tempo.



Na 36ª volta, Schumacher errou e bateu no muro de concreto, ricocheteando para a pista. Hill não percebeu que o carro do rival estava avariado e tentou ultrapassá-lo na curva seguinte. Schumi não teve dúvidas ao jogar seu carro contra o de Hill e chegou a decolar antes de parar na proteção de pneus. Hill voltou para os boxes, mas abandonou com um braço da suspensão dianteira esquerda quebrado.



Schumacher foi massacrado pela imprensa, mas comprovou seu talento no ano seguinte, ao conquistar o bicampeonato com larga margem sobre Hill. Depois, aceitou o desafio de reconstruir a Ferrari e, após cinco tentativas, ganhou o primeiro de cinco títulos seguidos pelo time. O alemão encerrou a carreira com sete conquistas e 91 vitórias, no fim de 2006. Tentou voltar este ano para substituir Felipe Massa, mas sentiu dores no pescoço e não conseguiu.

(Lancenet)

Nenhum comentário: