quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Recorde de velocidade poderá ter novo dono


Keating TKR teria alcançado 418 km/h; motor 7.0 V8 geraria 1 800 cv


O carro de produção mais rápido do mundo. O título, já ostentado por superesportivos como Jaguar XJ220, McLaren F1, Saleen S7 e mais recentemente Bugatti Veyron e SSC Ultimate Aero, que chegou a 412 km/h, poderá cair nas mãos da desconhecida fabricante inglesa Keating com seu bólido TKR. Segundo a empresa, uma nova versão do carro alcançou em testes no deserto de sal da Califórnia a marca de 418 km/h, superando o SSC (iniciais para Shelby Supercars).


O número ainda não é oficial e deverá ser analisado por uma comissão do Guinness Book, o livro dos recordes. Mas, para isso, o novo modelo recordista precisa ser produzido em série. De acordo com a Keating, o TKR em questão começa a ser fabricado no final deste ano em série limitada. Tal exclusividade diz respeito ao motor 7.0 V8 LS7 do Chevrolet Corvette, porém, anabolizado para gerar 1 800 cv. A fabricante ainda divulga que o superesportivo, com carroceria e chassi de fibra de carbono, pesa apenas 995 kg, proporcionando uma relação peso/potência de 0,5 kg/cv.


Apesar da potência, o modelo é compacto: mede apenas 4,31 metros comprimento, 1,86 m de largura e 1,14 m de altura. É menor que um Lotus Elise. O enorme motor vai escondido no centro do carro, logo atrás da cabine para duas pessoas, o que propicia bom equilíbrio. Já o desenho aerodinâmico foi desenvolvido para mantê-lo colado no chão enquanto acelera a mais de 400 km/h.

(Terra)




Nenhum comentário: