sábado, 21 de novembro de 2009

Ford revela Fiesta S2000 para rally


Modelo correrá temporada 2010 do IRC; motor 2.0 Duratec gera 280 cv


A divisão M-Sport da Ford Europa revelou nesta quinta-feira (19) o Fiesta S2000, sua nova máquina para a disputa do IRC (Campeonato Internacional de Rali). A estreia do modelo preparado acontece já nesta tarde, na abertura do Rally da Escócia, que segue com disputas até sábado (21). No comando do carro estará o piloto inglês Matthew Wilson, que também corre no WRC (Campeonato Mundial de Rally) no Focus da equipe Ford Abu Dhabi.


Para não fazer feio na disputa frente a modelos preparados da Fiat, Skoda, Volkswagen e Peugeot, entre outros, o novo Fiesta de rali vem com motor 2.0 Duratec regulado para gerar 280 cv a 8 000 rpm e 26,5 kgfm de torque a 6 500 rpm. A tração, segundo o regulamento do IRC, é dianteira, e o câmbio sequencial tem 6 marchas. A Ford não divulga números de desempenho, mas a presença de freios a disco nas quatro rodas com sistemas da Brembo dão a entender que o modelo pode impressionar.


Para lidar com pisos irregulares e saltos, os pneus têm estrutura reforçada e suspensão bastante modificada para deixar o carro mais elevado em relação ao solo. De acordo com a M-Sport, o Fiesta S2000 pesa 1 200 kg, número alcançado com a substituição de peças metálicas por similares mais leves de fibra de carbono, além da retirada de diversos componentes da cabine desnecessários durante uma corrida. Por segurança, o cockpit é reforçado com uma gaiola tubular de proteção homologada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo).


Participantes independentes do IRC também poderão comprar o Fiesta S2000, mas somente na próxima temporada. No Brasil, o carro poderá ser visto de perto no Rally Internacional de Curitiba (PR), programado para acontecer em março do próximo ano. Confira no vídeo abaixo o modelo em ação:




(Terra)

Nenhum comentário: