segunda-feira, 16 de novembro de 2009

BMW desenvolve semáforo inteligente

Sistema avalia tráfego e controla sinais para garantir maior fluidez


A corrida para diminuir as emissões de poluentes e o consumo de combustível dos automóveis enfrentada pelas montadoras pode estar encontrando novos rumos. Além dos investimentos para tornar os motores mais eficientes, a BMW divulgou nesta sexta-feira (13), que trabalha no desenvolvimento de um novo tipo de semáforo inteligente auto-adaptativo, que resulta em maior fluidez no trânsito e, conseqüentemente, diminuição no consumo de combustível.
O sistema que está sendo desenvolvido pela empresa alemã está em testes nos Estados Unidos e possui atuação dinâmica, ou seja, ele altera o tempo das fases dos sinais em função de maior ou menor congestionamento, acidentes no trânsito e qualquer ocorrência não esperada.
Rodando em condições ideais com a simulação do sistema, a BMW anunciou que o consumo da BMW 530d (diesel) que estava sendo testada foi diminuido de 9,8 km/l para 18,6 km/l. Em uma situação dia-a-dia, entretanto, a empresa alemã acredita que a variação no consumo deverá cair entre 10% e 15%. A BMW já entrou em contato com o governo americano para apresentar o dispositivo e avaliar uma possível implementação.
(Terra)

Nenhum comentário: