terça-feira, 29 de setembro de 2009

Mosley aponta Todt como sucessor na FIA

Atual presidente reafirma apoio ao francês na eleição


Presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Max Mosley espera que o francês Jean Todt, ex-chefe da Ferrari, será seu sucessor à frente da entidade a partir do dia 23 de outubro no pleito contra Ari Vatanen. Apesar de Todt ter se esforçado nos últimos meses para se desvincular de Mosley, o presidente da FIA voltou a mostrar seu apoio ao francês em entrevista publicada hoje pelo jornal inglês "Evening Standard".


Na entrevista, Mosley chama de retardados mentais todos aqueles que o acusam de favorecer injustamente o francês, especialmente antigos pilotos. Perguntado sobre se tal termo teria destinatário certo, o controvertido presidente da FIA não hesitou em mencionar o ex-piloto escocês Jackie Stewart, três vezes campeão mundial de Fórmula 1.


- Eles (os ex-pilotos) foram muito rápidos, certamente, mas não entendem a complexidade deste esporte - afirmou Mosley.


Na mesma entrevista, Mosley afirmar estar satisfeito com a sentença do Conselho Mundial do Esporte a Motor que baniu das pistas o italiano Flavio Briatore, chefe de equipe da Renault, depois da farsa montada no GP de Cingapura de 2008, quando o piloto brasileiro Nelsinho Piquet bateu intencionalmente para ajudar seu companheiro de time, o espanhol Fernando Alonso.


Para o presidente da FIA, este caso é completamente diferente da trama de espionagem protagonizada pela McLaren há dois anos já que, segundo ele, este fato foi uma infração comercial, não desportiva, como no caso de Piquet.


Em um breve balanço de sua trajetória, Mosley lamentou não ter feito o suficiente para descobrir um Michael Schumacher em outros países, como China ou Índia e citou o investimento em pistas de karts como meio de descobrir novos talentos. O presidente da FIA lembrou que campeões como Ayrton Senna e Lewis Hamilton começaram suas carreiras nos karts.

Nenhum comentário: