segunda-feira, 31 de agosto de 2009

FIA investiga suposta armação da Renault

Quase um ano depois, o que parecia uma grande coincidência gerou uma investigação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) contra a Renault. A entidade quer averiguar se, para ter o seu contrato renovado, Nelsinho Piquet foi obrigado pela direção da equipe a causar um acidente no GP de Cingapura de 2008 para beneficiar Fernando Alonso, que acabou com a vitória.

Explica-se. Alonso tinha um carro veloz para a pista de rua, mas um problema no treino classificatório o jogou para o meio do grid. Diante disso, a tática mais comum para a prova seria encher o tanque do espanhol para que ele retardasse seu reabastecimento e ganhasse posições. Mas estranhamente o time fez o contrário. Colocou pouco combustível, o que daria uma suicida tática de três pit stops para um, é bom destacar, circuito citadino.


Alonso, então, parou na volta 12, como previsto, caindo para último. Duas voltas depois, Nelsinho bateu num local em que seu carro colocou em risco a segurança da prova. Com isso, o safety car entrou, Alonso colou no pelotão e todos os que estavam à sua frente entraram nos boxes na 16ª volta, dando de bandeja a liderança ao bicampeão - justamente naquela rodada de pit stops Felipe Massa foi vítima de um erro da Ferrari no famoso episódio da mangueira.


A grande curiosidade que pode explicar a armação é o fato de que a Renault não colocou pouco combustível no tanque de Alonso no pit stop, mas uma gasolina suficiente para que a tática de três paradas virasse uma de duas. Uma estratégia fadada ao fracasso em caso de uma corrida sem uma entrada do safety car num curto período, o que acabou acontecendo com a batida de Piquet.


Curiosamente, Nelsinho sempre foi um piloto que se isolou quando abandonou uma corrida ou bateu. Mas em Cingapura passeou pelos boxes e viu o restante da prova ao lado do diretor esportivo Flavio Briatore. Após ter sido demitido pela Renault, Piquet foi perguntado pela Rádio Jovem Pan sobre a suposta armação, que chegou a ser comentada por alguns jornalistas nos paddocks da Fórmula 1. Ele não confirmou, nem desmentiu:


- O Alonso é o cara mais sortudo da Terra, só isso (risos).


Fato é que se a armação for comprovada, a Renault pode até ser excluída da Fórmula 1.

(Lancenet)

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