segunda-feira, 29 de junho de 2009

Presidente da Toyota prevê extensão da crise

Principal executivo da marca acha que crise durará por mais dois anos


Akio Toyoda, atual presidente da Toyota e neto do fundador da marca japonesa, alertou em sua primeira entrevista coletiva que a indústria automotiva deverá enfrentar mais dois anos difíceis pela frente. Na mesma ocasião, Toyoda também revelou algumas estratégias que a maior empresa do setor do mundo volte a ser lucrativa.
De acordo com o executivo, a companhia passará a construir operações mais autônomas na América do Norte e mudar sua linha de produtos. No discurso do presidente, ele citou que ao invés da fabricante investir em uma linha única para diversos mercados no mundo, a tendência será o desenvolvimento de alguns veículos destinados à regiões específicas.
Com uma projeção nada animadora de registrar resultado negativo em mais um ano, a Toyota pretende cortar custos de suas operações e reaver lucros operando com 70% de sua capacidade fabril. “Nós queremos fazer o que for preciso para evitar um terceiro ano consecutivo de perdas”, declarou Toyoda. Na Europa, a Toyota priorizará a fabricação de híbridos, com o renovado Prius, que se mostrou um sucesso de vendas com mais de 180 000 pedidos de vendas no Japão.

Nenhum comentário: