segunda-feira, 29 de junho de 2009

Maurício e Paludo levam Porsche à 1ª vitória


De quebra, marca fez sua primeira dobradinha, com Thiago Camilo/Ronaldo Freitas em segundo lugar


Desta vez a chuva não veio para confundir a estratégia das equipes, como aconteceu na prova do sábado. Mesmo assim, a corrida foi bastante movimentada e disputada em Interlagos neste domingo (28), onde foi disputada a sexta etapa do Itaipava GT3 Brasil. A categoria viu pela primeira vez a vitória de um Porsche 997, e a honra coube a dois pilotos que foram campeões em suas categorias no ano passado: Ricardo Maurício, detentor do título da Stock Car, e o gaúcho Miguel Paludo, vencedor da Porsche Cup em 2008. "Corro de Porsche desde 2003 em provas de longa duração e esta foi a minha primeira corrida tendo o Paludo como companheiro. Gostei muito e digo que não esperava essa vitória, porque a Ferrari tinha um ritmo melhor e nós sofremos muito com o desgaste dos pneus traseiros.


No entanto, o carro é muito confiável e estou muito feliz pela vitória e pelo parceiro que tive neste final de semana”, afirmou Ricardo Maurício. "O fim de semana foi maravilhoso. Conquistar a primeira vitória da Porsche no Itaipava GT3 Brasil para mim foi fantástico. O Ricardo fez um ótimo trabalho e coube a mim apenas administrar o ritmo na metade final da corrida. Apesar de já ter alguma experiência com carros da marca, aprendi muito e espero continuar até o final da temporada”, afirmou Paludo. A largada teve o Ferrari Scuderia de Daniel Serra (parceiro de Chico Longo) na pole position, mantendo a ponta e abrindo distância.


Na primeira curva, Allam Khodair (parceiro de Marcelo Hahn no Ferrari F430) e Ricardo Maurício mantiveram a segunda e terceira posições, respectivamente, defendendo-se das investidas do F430 de Cláudio Ricci (Rafael Derani). O gaúcho, no entanto, acabou perdendo o quarto posto para o Lamborghini Gallardo de Chico Serra (Bruno Garfinkel). A prova seguia com suas disputas de posição até a entrada do safety car, causada por um acidente com o Dodge Viper de Matheus Stumpf (Ramon Matias) na oitava volta: um estouro no pneu traseiro direito fez o piloto perder o controle do carro, que bateu no muro da reta dos boxes.


Após a relargada, Daniel Serra voltou a abrir vantagem. Enquanto isso, Allam Khodair (Marcelo Hahn) perdia posições em virtude de problemas com seu F430. Logo depois, Cláudio Ricci parou nos boxes e abandonou a corrida devido a um mal funcionamento do câmbio. No entanto, com a vitória conquistada da etapa de ontem (27), o gaúcho e Rafael Derani permanecem na liderança do Itaipava GT3 Brasil, com 94 pontos. Na 17ª volta, mais um Ferrari abandonou, e desta vez foi o carro do líder: Daniel Serra preparava-se para completar mais um giro quando, próximo da entrada dos boxes, ocorreu um furo no pneu traseiro direito de seu Scuderia, para desespero de seu companheiro Chico Longo, que assistia a tudo nos boxes da equipe. Com isso, a liderança passou a ser de Ricardo Maurício com o Porsche 997. Após as trocas de pilotos, a ordem se manteve, à exceção de Ronaldo Freitas (parceiro de Thiago Camilo), que ultrapassou o Lamborghini Gallardo de Bruno Garfinkel (Chico Serra) na 21ª volta, na saída da Curva do Lago. "Tivemos um problema de motor no sábado e hoje a corrida foi bastante difícil para a gente.


Sofremos um pouco para ultrapassar o Wagner Ebrahim na primeira parte da prova, porque o Viper é mais potente que o Porsche nas retas e cheguei a esbarrar com ele no momento da ultrapassagem. Depois cheguei no Rodolpho Santos (Walter Derani, Ferrari F430) e aí entrou o safety car. Depois o Ronaldo assumiu o carro e deu conta do recado, fazendo um ótimo trabalho. Acho que o resultado ficou de bom tamanho pelas dificuldades que enfrentamos no final de semana”, afirmou Thiago Camilo, que com o resultado subiu à sexta posição no campeonato, com 53 pontos. Ricardo Maurício relatou problemas com o carro logo após a corrida. "Na primeira volta eu perdi a embreagem, então nas reduções eu tinha que fazer o punta-taco (manobra em que o piloto freia com o pé direito e mantém o calcanhar no acelerador visando elevar os giros do motor para a redução de marchas)”, explicou. "Por causa desse problema eu fiquei preocupado porque não sabia como seria na saída dos boxes”, disse Miguel Paludo, que recebeu o carro de Maurício durante a troca obrigatória de pilotos.


No campeonato,


Cláudio Ricci/Rafael Derani mantiveram a liderança com 94 pontos.Marcelo Hahn/Allam Khodair, que apesar dos problemas na etapa terminaram na sexta posição, se aproximaram dos líderes e agora somam 74;Ricardo Maurício somou mais 20 pontos da vitória de hoje e subiu à terceira colocação na tabela com 62.Clemente Lunardi (que não competiu neste final de semana em Interlagos) com 57 e Walter Derani/Rodolpho Santos com 56 fecham os cinco primeiros na tabela.


A próxima rodada dupla acontece em Londrina (PR), que pela primeira vez receberá os supercarros do Itaipava GT3 Brasil, nos dias 25 e 26 de julho.


Confira o resultado da sexta etapa do Itaipava GT3 Brasil:


1º) 5 - R.Mauricio/M.Paludo (PO, SP/RS), 33 voltas em 1h00min40s603 (média de 140,61 km/h)

2º) 6 - R.Freitas/T.Camilo (PO , SP/SP), a 13s841*

3º) 33 - B.Garfinkel/C.Serra (LA , SP/SP), a 33s375*

4º) 70 - W.Derani/R.Santos (FE , SP/SP), a 53s019*

5º) 18 - F.Poeta/D.Rosa (FE , SP/RS), a 1 volta*

6º) 16 - M.Hahn/A.Khodair (FE , SP/SP), a 4 voltas*

7º) 20 - W.Ebrahim/F.Ebrahim (VI , PR/PR), a 12 voltas

8º) 19 - C.Longo/D.Serra (FS , SP/SP), a 16 voltas

9º) 3 - R.Derani/C.Ricci (FE , SP/RS), a 20 voltas

10º) 17 - R.Matias/M.Stumpf (VI , RS/RS), a 24 voltas

11º) 15 - F.Greco/J.Pimenta (FE , SP/SP), a 24 voltas

12º) 11 - N.Merlo/R.Stumpf (VI , SP/RS), a 25 voltas

Melhor Volta: C.Longo/D.Serra, 1min35s751 (162,00 km/h)*Duplas que também pontuam no GT Masters.

Fonte:CRONOMAP Legenda: FE (Ferrari F430); FS (Ferrari Scuderia); VI (Dodge Viper); PO (Porsche 997); LA (Lamborghini Gallardo)


Confira a classificação do campeonato após seis provas disputadas:


1º) Rafael Derani/Cláudio Ricci (Ferrari F430), 94 pontos

2º) Marcelo Hahn/Allam Khodair (Ferrari F430), 72

3º) Ricardo Maurício (Porsche 997), 62

4º) Clemente Lunardi (Ford GT), 57

5º) Walter Derani/Rodolpho Santos (Ferrari F430), 56

6º) Thiago Camilo (Porsche 997), 53, Wagner Ebrahim/Fabio Ebrahim (Dodge Viper), 53

8º) Ramon Matias/Matheus Stumpf (Dodge Viper), 51

9º) Fernando Poeta/Duda Rosa (Ferrari F430), 40

10º) Constantino Júnior (Ford GT), 35

11º) Alceu Feldmann (Porsche 997), 32

12º) Miguel Paludo (Porsche 997), 31 Antônio Hermann (Porsche 997), 31

14º) Lico Kaesemodel (Porsche 997), 30

15º) Ronaldo Freitas (Porsche 997), 25 Chico Serra/Bruno Garfinkel (Lamborghini Gallardo), 25

17º) Ricardo Rosset (Ford GT), 22

18º) Chico Longo e Daniel Serra (Ferrari Scuderia), 15

19º) Nelson Merlo e Renato Stumpf (Dodge Viper), 6

(GT3 Brasil)

Nenhum comentário: