sábado, 27 de junho de 2009

Agile é o nome do novo hatch

Chevrolet abandona Viva que pode voltar em outro carro desta família. O SUV chega em 2010 com o nome GPix

Conforme Automania adiantou com exclusividade, em 26 de março deste ano, a Chevrolet vai realmente produzir um modelo totalmente novo. Trata-se do hatch Agile, primeiro membro da família Viva, que também contará com um sedã, uma picape e um utilitário esportivo, este último batizado GPix.

Destinado aos mercados da América Latina, o Agile já está sendo produzido nas fábricas da GM no Brasil e na Argentina e será lançado no último trimestre de 2009 — muito provavelmente chegará para substituir o Corsa.

Tendo como base o próprio GPix, conceito apresentado durante o Salão do Automóvel de Sçao Paulo, no ano passado, o Agile é um modelo totalmente desenvolvido no Brasil pelo Centro de Design da General Motors da Divisão LAAM. De acordo com a GM, o projeto Viva consumiu cerca de US$ 400 milhões — algo em torno de R$ 801 milhões.

Com design que segue a tendência atual da GM, onde se destaca uma frente robusta, o Agile traz na dianteira desenho que remete ao sedã Malibu, com a avantajada logomarca da gravatinha cortando a grade da entrada de ar do motor. Já na traseira, o hatch lembra um pouco a aparência do Vectra GT, principalmente pela tampa do porta-malas.

Apesar da GM não fornecer qualquer informação técnica sobre o Agile, sob o capô o hatch deverá contar com as mesmas opções de motorização presentes no Corsa, só que devidamente melhoradas. Com isso, o Agile será equipado com as unidades 1.4 litro Econoflex e 1.8 l Flexpower. A primeira atualmente é capaz de entregar 105 cv de potência máxima quando abastecida com álcool. Já a unidade mais forte gera 114 cv com o derivado da cana. O preço, é claro, é guardado a sete chaves pela GM.

Projeto caprichado para ir atrás do público do EcoSport

A General Motors está decidida a desbancar a hegemonia do Ford EcoSport entre os utilitários esportivos — o carro é dono de mais de 27% do segmento. E para isso aposta todas as fichas no GPix, modelo apresentado como conceito no ano passado e que chegará ao mercado em 2010.

Dono de visual arrojado, o nome GPix é uma abreviação das palavras inglesas Global — G — e Picture — Pix. O termo, aliás, demonstra a nova tendência de imagem global da GM, que produzir modelos com as mesmas características visuais, seja na dianteira, como na traseira.
(O Dia)

Nenhum comentário: