quinta-feira, 19 de março de 2009

Quais os segredos do carro da Brawn GP?

Quatro elementos fizeram nova equipe assustar rivais na pré-temporada

Fogo de palha? Jogo para torcida? Carro para inglês ver? Ou simplesmente o Fórmula 1 mais completo projetado para a temporada deste ano? Para saber qual o verdadeiro estágio do BGP 001, o carro da equipe do brasileiro Rubens Barrichello que assombrou a concorrência nos últimos testes da pré-temporada, é preciso olhar um pouco além da folha de tempos.

Uma análise detalhada das características do modelo mostra que, no fundo, a ótima performance do carro é fruto apenas da melhor leitura feita em cima do novo regulamento técnico da Fórmula 1.

E que, como o próprio Barrichello se cansou de afirmar nas últimas semanas, os tempos obtidos foram totalmente no perímetro das regras. O carro é bom mesmo.

O segredo do sucesso está nos detalhes. Nas extremidades da asa dianteira existem dois pequenos elementos que guiam o fluxo de ar de forma eficiente em torno dos pneus. Isto garante uma ótima estabilidade na parte da frente do carro, algo fundamental diante da limitação aerodinâmica estipulada pelas novas regras.

A suspensão dianteira do BGP 001 também é diferente: o braço que comanda o esterçar das rodas fica na parte inferior, o que abaixa o centro de gravidade na região e força menos os pneus. Nos carros dos adversários, este braço fica na parte de cima do triângulo da suspensão.

A opção em trabalhar com osmotores Mercedes-Benz também se mostrou muito acertada. Os propulsores alemães se destacam não só pela potência, mas também pelo ótimo torque. Seja em aceleração ou na velocidade final de reta, a diferença para os motores da Honda, ponto mais fraco da antiga escuderia nas últimas temporadas, é brutal.

– Os motores da Mercedes-Benz vieram para somar – disse Barrichello na última semana.

Completando a receita está o difusor do carro, a peça que gerou algumas reclamações dos adversários e que garante uma ótima estabilidade na parte de trás do carro. Enquanto a maioria das equipes sofre com o desgaste dos pneus traseiros, os pilotos da Brawn GP conseguem fazer longas sequências de voltas sem o menor problema – e marcam os melhores tempos no final delas.


Nenhum comentário: