terça-feira, 17 de março de 2009

FIA muda regras para a temporada 2009: número de vitórias determinará campeão

Em caso de empate, pontuação será o critério para decidir o título

Campeão em 2008, Hamilton perderia o título para Massa de acordo com novas regras

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) acaba de anunciar uma mudança significativa para a temporada 2009 na Fórmula 1. De acordo com a entidade, o número de vitórias ao longo do ano decidirá o campeão. A pontuação acumulada será o critério de desempate caso dois ou mais pilotos somem o mesmo número de vitórias.

Segundo o novo regulamento, o sistema de pontuação decidirá o restante das colocações do campeonato, do segundo ao último lugar.

Vale lembrar que Lewis Hamilton, atual campeão da Fórmula 1, não teria superado Felipe Massa em 2008 se as vitórias e não os pontos acumulados fossem o critério principal. O brasileiro terminou a temporada com seis vitórias, contra cinco do inglês. Na classificação por pontos, ele acabou com 98, contra 97 de Massa.

No entanto, a FIA manteve o sistema de pontos como na última temporada - com dez para o vencedor, oito para o segundo colocado e seis para o terceiro. A entidade rejeitou mudanças, como uma premiação com medalhas de ouro, prata e bronze, que chegou a ser cogitada.

Nenhum comentário: