quinta-feira, 26 de março de 2009

FIA libera difusor polêmico, e abertura da F-1 deve ir para "tapetão"

O resultado oficial da prova de abertura da F-1, o GP da Austrália, que acontece neste domingo, em Melbourne, pode ser conhecido apenas dentro de duas semanas, depois do próximo encontro da Corte de Apelações da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

A razão de a primeira corrida de 2009 ir parar no tapetão é a intenção de Ferrari, Renault e Red Bull de recorrerem da decisão da entidade de liberar o uso do polêmico difusor traseiro projetado pelas equipes Brawn GP, Toyota e Williams na Austrália.


Ferrari, Renault e Red Bull entraram com um protesto formal para vetar o acessório, que, segundo elas, é ilegal por desrespeitar as novas restrições aerodinâmicas da categoria, já em Melbourne, mas os Comissários da FIA vetaram o recurso e liberaram o difusor.


A BMW deve se juntar às três equipes no protesto na Corte de Apelações. A escuderia tinha a intenção de entrar com recurso contra o difusor já na primeira instância, mas não conseguiu formalizar a reclamação.


Segundo as equipes protestantes, o difusor aumenta a "downforce", força que segura o carro no asfalto, melhorando assim a sua velocidade e performance geral.


Como o próximo encontro da Corte de Apelações só acontece depois do GP da Malásia, que será realizado em 5 de abril, o resultado da segunda etapa do Mundial também pode ser decidido na Justiça.

Nenhum comentário: