quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Venda de veículos no país tem alta mensal de 1,53% em janeiro

As vendas do setor automotivo brasileiro subiram em janeiro frente a dezembro do ano passado, no primeiro mês cheio após a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor, mas recuaram frente ao registrado no mesmo período do ano passado.

A Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) informou que as vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus novos subiram 1,53 por cento sobre dezembro, para 197.524 unidades.

Sobre janeiro de 2008, as vendas caíram 8,13 por cento.

Em meados de dezembro do ano passado, o governo anunciou corte de imposto para estimular a compra de automóveis, o que gerou um aumento das vendas no setor já naquele mês após dois meses de queda.

Segundo a Fenabrave, as vendas apenas de automóveis cresceram 5,11 por cento em janeiro sobre dezembro, para 158.255 unidades, mas caíram 6,74 por cento em relação a janeiro de 2008.

Os dados confirmam notícia da Reuters divulgada na segunda-feira com fontes de mercado. Os analistas esperam agora os números de produção do setor, que serão divulgados pela Anfavea na próxima segunda-feira.

Nenhum comentário: