terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Motorista condenado por crime de trânsito terá que fazer exames

Contran divulgou nesta segunda-feira novas regras de trânsito.
Idosos e deficientes terão que usar credencial no carro.

O Conselho Nacional de Trânsito divulgou nesta segunda-feira (22) novas regras de trânsito para que o motorista condenado por crime de trânsito ou envolvido em acidente grave recupere a carteira e para o estacionamento de idosos e portadores de deficiência. A novidade vale para todo o país.

O motorista condenado por crime de trânsito ou que se envolver em acidente grave terá que fazer exame de aptidão física e mental, avaliação psicológica, prova escrita sobre leis de trânsito e exame de direção. O envolvido em acidente grave terá que fazer também prova sobre primeiros socorros. Só depois de aprovado nos exames, é que o motorista poderá recuperar a carteira. A norma entra em vigor no segundo semestre de 2009.

Os motoristas idosos e os portadores de deficiência terão que usar uma credencial no carro para ter direito à vaga especial. A credencial será emitida pelo órgão de trânsito do município ou do estado do motorista e será válida em todo o país. Atualmente, ela só é válida onde a pessoa mora.


Alguns estados já adotam esses procedimentos, mas a partir de agora eles serão unificados e terão que ser cumpridos por todos os Detrans. Os órgãos de trânsito têm até 360 dias para emitir a nova credencial.

Nenhum comentário: