segunda-feira, 27 de outubro de 2008

uelo de titãs no GP do Brasil de Fórmula 1


Pela primeira vez, Brasil e Inglaterra decidem título na última corrida


No próximo domingo, Felipe Massa e Lewis Hamilton travarão um duelo inédito na história da Fórmula 1. Em 15 campeonatos vencidos por pilotos de Brasil e Inglaterra, nenhum deles foi decidido na última corrida do ano.

O Brasil é o país que mais conquistou títulos da F-1, com oito taças. É seguido pela Inglaterra que, ao lado da Alemanha, soma sete.

Foram duas as ocasiões em que pilotos dos dois países travaram a disputa pelo troféu. Ambas foram vencidas por brasileiros. Curiosamente, os brazucas enfrentaram o mesmo adversário. Em 1987, Nelson Piquet levou seu último título na carreira com uma corrida de antecedência contra Nigel Mansell.

Quatro anos mais tarde, era Ayrton Senna quem derrotava Mansell com uma corrida para o encerramento da temporada. Seria o último mundial de Senna.

Lewis Hamilton também corre para acabar com a série de temporadas sem títulos da McLaren. A última conquista de um piloto pela equipe foi em 1999, no bicampeonato do finlandês Mika Hakkinen.

Desde então, a Ferrari ganhou seis dos oito mundiais disputados: cinco com o alemão Michael Schumacher, de 2000 a 2004, e um com o finlandês Kimi Raikkonen, no ano passado. Os títulos de 2005 e 2006 ficaram com o espanhol Fernando Alonso, que correu pela Renault.

Nenhum comentário: