quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Golf VI vem de fora para brigar aqui


A ser produzido na Argentina ou no México, médio terá preço e bom pacote de equipamentos

Rio - Finalmente o Brasil será agraciado com uma nova geração do Volkswagen Golf, algo que não acontece desde 1999. Tudo bem que os brasileiros terão que esperar mais um pouquinho ainda, já que o Golf VI só será vendido aqui em 2010, importado do México — embora a Argentina também esteja no páreo para a produção do modelo. Mas, enquanto isso, vale como aperitivo o lançamento oficial do carro no Salão de Paris, em outubro.

Com um visual bastante diferente do anterior e adequado a nova identidade visual da Volks, inaugurada com o Scirocco, o Golf chega também com novo interior e motores mais eficientes. As unidades de força que equipam o carro vão de 1.0 ao 2.0, e as potências variam de 80 cv a 160 cv, essa última na versão top de linha com motor turboalimentado. De acordo com a montadora alemã, todos os motores usados no novo Golf são 30% mais eficientes na economia de combustível devido a melhorias no sistema de combustão, câmbio com relações mais curtas e pneus de baixa resistência.

Mas, sob o capô, a maior novidade do novo Golf é a introdução de motores três cilindros a diesel, que prometem baixas emissões e consumo. E há ainda a expectativa da introdução de uma versão híbrida a diesel com alta produção em série — essa, é claro, sem previsão de chegar ao Brasil.

Por dentro, porém, o hatch médio também traz aspectos do Scirocco, como as saídas de ar, computador de bordo e navegador com tela de cristal líquido de sete polegadas. Já os comandos internos de retrovisores, faróis e ar-condicionado, entre outros, segue o padrão da geração anterior. A lista de equipamentos, por sua vez, também cresceu e há aparatos modernos como controles eletrônicos de distância do veículo à frente, rolagem da carroceria e estabilidade. Fora isso, o Golf virá opcionalmente com o excelente câmbio DSG — com embreagem dupla — de sete velocidades desenvolvido pela Audi.

Segmento muito agitado

O Golf tinha até 2005 a melhor imagem entre os hatch médios e era um carro extremamente desejado. Mas o envelhecimento do carro, que ficou evidente com a chegada de outros concorrentes, foi minando o brilho do Golf, que recebeu o golpe final com a última reestilização, que não chegou a ser sucesso de crítica ou público.

Em 2010, com a chegada da nova geração, o Golf tem tudo para resgatar sua ótima imagem, mas não terá vida fácil no ranking de vendas, pois, até lá, competidores de gabarito como o novo Ford Focus, Nissan Tiida, Peugeot 307, Citroën C4, Chevrolet Vectra GT e o Fiat Bravo, que já terá substituído o Stilo. Todos esses já estão ou estarão no mercado antes do novo Golf e a Volks terá que "suar a camisa" para reconquistar o consumidor, embora o design do hatch seja um apelo e tanto.

(Jornal O Dia)

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