terça-feira, 12 de agosto de 2008

Mercedes-Benz anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão no Brasil

Montadora vai ampliar produção de caminhões e ônibus em São Bernardo do Campo.
Recursos serão investidos nos próximos três anos para ampliar em 25% a produção diária.

O presidente da Mercedes-Benz na América do Sul, Gero Hermann, anunciou, em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (11), um investimento de R$ 1,5 bilhão nos próximos três anos em sua unidade de São Bernardo do Campo (SP). O objetivo da montadora é ampliar a capacidade de produção de caminhões e ônibus.



Segundo a empresa, a planta de São Bernardo do Campo terá sua capacidade de produção diária ampliada em 25%. A expectativa é que os primeiros efeitos na produtividade sejam sentidos já em janeiro de 2009.



Além do aumento da planta industrial, a montadora também investirá na atualização dos processos produtivos da unidade. A empresa não divulgou quantas novas vagas o investimento deve abrir, mas assinalou que haverá novas contratações. Hoje, a unidade conta com 12 mil funcionários.

Demanda interna

Hermann disse, ao sair do encontro, que a montadora visa o aumento da demanda interna para ampliar os investimentos, mas que também planeja um crescimento das exportações. Hoje, segundo ele, aproximadamente 50% da produção de ônibus em São Bernardo do Campo é exportada. “Cerca de 25% a 30% da produção de caminhões também é destinada para a exportação. Mas temos uma grande expectativa em relação ao consumo interno”, salintou.


O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho, participou da reunião com Lula e disse que o presidente ficou empolgado com o investimento. Segundo Ramalho, a expectativa do governo é que neste ano sejam importados cerca de US$ 10 bilhões em peças automotivas pelas montadoras instaladas no Brasil.


“Isso demonstra a possibilidade de novos investimentos nesse setor. Hoje, temos a 6a maior produção de veículos do mundo e podemos receber mais investimentos para produção de autopeças”, salientou.


A Mercedes-Benz é líder de venda no mercado de caminhões no Brasil e neste primeiro semestre já comercializou mais de 22,7 mil unidades. No ano passado, a empresa vendeu pouco mais de 31 mil caminhões e, devido ao aumento da demanda, está ampliando sua produção.

Nenhum comentário: