sábado, 12 de julho de 2008

Lada Niva



Após quase dez anos do fim da importação oficial, o rústico jipe Niva volta, em 2009, por R$ 30 mil


Camaradas órfãos do Lada Niva, animai-vos! A grande espera por um jipe 4x4 robusto de preço acessível pode estar chegando ao fim. É possível que, em seis meses, o velho Niva volte ao Brasil em importação regular. E o preço não deve ultrapassar R$ 30 mil, fazendo dele o modelo com tração integral mais barato do país. A notícia da volta da marca russa ao Brasil havia sido antecipada na seção Área Restrita da edição de fevereiro (513).


E AE sai novamente na frente: avaliamos a unidade do Lada 4x4, novo nome do Niva, que está no Brasil para testes de homologação. Trata-se de um modelo 2006/2006, com motor de injeção multiponto 1.7, de 80 cavalos de potência. A cor é a conhecida branco refrigerador. Praticamente o mesmo carro da abertura das importações.


Quem ficou animado com o retorno desse ícone do fora-de-estrada deve ter ciência que estilo e acabamento são os mesmos de antes. Ele não tem nada a ver com o novo Chevrolet Niva produzido na Rússia, fruto da associação entre a GM e a Autovaz, dona da Lada. Esse é mais caro e diferente do que será vendido aqui (leia mais detalhes nas páginas seguintes). “Os importadores de países europeus dizem que seus clientes não aceitam mudanças radicais de estilo”, afirma Alexandre Antokin, ex-presidente da Lada do Brasil (que encerrou as atividades em 2000) e atualmente colaborador do grupo Caoa. Por conta disso, a empresa russa deverá analisar com cautela as mudanças no capô e faróis que planeja para o ano que vem. Mas mudar várias coisas por dentro seria muito bem-vindo.


Se a fidelidade do fã chega ao ponto de ignorar a rusticidade interna, então ele não irá se decepcionar com o carro que está voltando. Ao entrar no Lada 4x4 fica a nítida sensação de um carro anacrônico, parado no tempo, onde conforto e bom acabamento não são as preocupações centrais. A ignição fica à esquerda do volante, no mesmo lado do botão que regula o ajuste de altura dos faróis redondos – sem os limpadores do modelo antigo. A abertura da tampa do porta-malas fica atrás do banco do motorista, perto da coluna. Abrir a porta com a chave diferente da que dá a partida também não é algo cômodo. O espaço para quem vai atrás é exíguo.


2 comentários:

Anônimo disse...

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Anônimo disse...

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