segunda-feira, 30 de junho de 2008

Motor Mercedes-Benz DiesOtto

Saiba mais detalhes dessa tecnologia inovadora desenvolvida pela marca alemã


Anunciado recentemente, porém ainda em fase experimental, o motor DiesOtto criado pela Mercedes-Benz promete tornar realidade um antigo sonho de engenheiros e motoristas: conciliar a economia dos propulsores diesel com a potência e suavidade dos blocos a gasolina. A tecnologia, também conhecida como HCCI (sigla para Homogeneous Charge Compression Ignition ou Ignição Acionada por Compressão Homogênea), está sendo testada pela marca alemã no carro conceito F700, baseado em um sedã da Classe S.


Para se ter uma idéia da eficiência do DiesOtto, o motor 1.8 l colocado no F700 é capaz de desenvolver 241 cv de potência e realizar uma média de consumo na cada dos 16,6 km/h. Fazendo uma analogia bem simples, é potência de um propulsor 6 cilindros com economia de carro 1.0 l. Para conseguir tudo isso, o DiesOtto em questão possui dois turbocompressores de duplo estágio, injeção direta de combustível e controle automático de auto detonação na câmara dos cilindros, já que, como em um bloco a diesel, o DiesOtto não utiliza velas e sim a pressão gerada na câmara para a queima da gasolina. No vídeo abaixo, em inglês, você pode conferir mais detalhes sobre o DiesOtto nas palavras do Dr. Günter Karl, da equipe da Mercedes-Benz.


Nenhum comentário: