quarta-feira, 25 de junho de 2008

Momentos da Porsche


Desde 1948 fabricando esportivos de prestígio, a marca alemã comemora 60 anos em grande estilo


No último dia oito de junho, a Porsche comemorou 60 anos de atividades. Conhecida pela criação do Fusca no final dos anos 1930, desenvolvido por Ferdinand Porsche a pedido de Adolf Hitler, a marca ganhou identidade própria somente na década seguinte, quando lançou o cupê 356. Iniciava-se uma nova fase no mundo automobilístico de alta performance.

Ao longo de seis décadas fabricando verdadeiras lendas, a Porsche produziu mais de um milhão de carros e chegou ao século XXI como um dos fabricantes de automóveis de maior prestígio do mundo. Outro fator que fortaleceu ainda mais a Porsche foi a recente aquisição de mais ações da VW, que por sua vez detém os direitos de marcas como Audi, Lamborghini, Bugatti e Bentley.

Agora à frente deste “time” de montadoras premium, o futuro da Porsche promete verdadeiras revoluções em tecnologia e design de carros, que certamente mudarão o cenário automobilístico mundial.

Para comemorar os 60 anos da empresa, Autoesporte fez uma seleção de 10 grandes carros da Porsche que ajudaram a construir a história da marca. Confira:

(Revista Auto Esporte)

Divulgação 356
A história do 356 se confunde com a da Volkswagen e da própria Porsche. Derivado diretamente do VW Fusca do pós-guerra, este modelo se diferenciou das muitas outras variações do Volkswagen por ter tido a participação direta dos projetistas deste último — Dr. Ferdinand Porsche, seu filho Ferry e o projetista austríaco Erwin Komenda. O modelo produzido entre 1948 e 1965 teve versões spyder e cupê.

Divulgação 911 Carrera
Certamente o carro mais emblemático da Porsche. Apresentado em 1963, o esportivo substituiu o antigo 356 e logo virou sinônimo de esportividade sobre rodas. Em uma votação para eleger o carro mais influente do século XX, o 911 chegou em quinto, atrás do Ford T, Mini, Citroën DS e do Volkswagen Fusca. No próximo dia cinco de julho, a sexta geração do carro será lançada na Europa.

Divulgação 914
No final dos anos 60, tanto a Volkswagen quanto a Porsche precisavam de novos modelos em suas linhas de produto. A Porsche queria um substituto para o 912 e a Volkswagen desejava oferecer um modelo de duas portas, esportivo, porém acessível. Para cortar custos, foi formalizada a parceria que levou à utilização de uma mesma plataforma pelas duas montadoras. O plano original era que as versões 4 cilindros fossem VW e as 6 cilindros, Porsche. Excepcionalmente nos Estados Unidos ambos os tipos de motorização foram vendidos como Porsche.

Divulgação 917K
O furor sobre a performance do Porsche 917K fez a Ford abandonar as 24 Horas de Le Mans em 1970, onde havia vencido com o lendário GT40 nas quatro últimas edições. E a Ford não estava errada. Logo em seu segundo ano, o 917K percorreu os 5.335 km da prova francesa a uma média de 222,304 km/h, marca até hoje imbatível. O “monstro da Porsche”, como ficou conhecido na época, venceu Le Mans em 1970 e 1971, dando início a uma série recordista de 16 vitórias da marca no tradicional enduro.

Divulgação 911 Carrera 4x4
Em 1986, um protótipo da Porsche chamado Carrera 4x4 foi o primeiro e único carro esportivo a vencer o tão temido Rally Paris-Dakar. O modelo utilizava um sistema de tração integral ainda em fase conceitual, que depois seria aplicado à geração posterior do carro, o 959. A campanha vitoriosa contou com a perícia do piloto René Metge e o navagador Dominic Lemoyne. O carro ainda ganhou uma série de competições off-road pelo mundo, além de participar do WRC na década de 1980.

Divulgação Carrera GT
Inspirado no Porsche GT1, campeão das 24 Horas de Le Mans em 1998, a marca decidiu levar o carro para as ruas. Lançado no ano 2000, o Carrera GT teve produção limitada de apenas 1.270 unidades até 2006. Seu motor V10, com um som agudo e inconfundível, garante 612 cv.

Divulgação Cayenne
Lançado em 2002, o Cayenne foi o primeiro utilitário esportivo produzido pela Porsche. O carro também foi muito importante na recuperação econômica da empresa, que passou por um período turbulento nos anos 1980 e início dos 1990. O projeto desenvolvido em parceria com a VW deu origem, além do Cayenne, ao Touareg e ao Audi Q7. Atualmente, é o carro mais vendido da Porsche.

Divulgação Junior K
Antes de se consolidar como um legítimo fabricante de automóveis, a Porsche se aventurou no mundo dos tratores. O mais famoso deles foi o Junior K, produzido entre 1937 e 1960. O veículo se tornou comum entre as fazendas alemãs e em outros pontos da Europa. A principal característica era o motor monocilíndrico de apenas 800 cilindradas e 14 cv. Foi o primeiro e único motor a diesel desenvolvido pela Porsche até hoje.

Divulgação Lohner-Porsche Mixte
Quem pensa que carro híbrido é tecnologia recente, se engana. Em 1900, Ferdinand Porsche criou um veículo movido por um motor elétrico e outro à gasolina. Foram produzidas pouquíssimas unidades até 1905. Os poucos remanescentes se encontram atualmente no museu da Porsche, na Alemanha.

Divulgação Panamera
O carro ainda nem foi lançado, mas já faz parte da história da Porsche. O modelo será o primeiro sedã desenvolvido pela marca, que segundo especialistas fará tanto sucesso quanto o Cayenne. Tal como o utilitário, o sedã utilizará componentes fornecidos pela Volkswagen. Seu lançamento está previsto para o final do próximo ano.

Nenhum comentário: