domingo, 8 de junho de 2008

Kubica vence e Massa dá show no Canadá


BMW faz dobradinha em corrida maluca. Massa chega em quinto e Barrichello em sétimo


O polonês Robert Kubica, da BMW-Sauber, venceu neste domingo o Grande Prêmio do Canadá de F-1, sétima etapa da temporada, que novamente foi conturbado e marcado por muita emoção. Para a festa da equipe alemã, em segundo ficou seu companheiro de equipe, o alemão Nick Heidfeld. Surpreendentemente, o escocês David Coulthard, da Red Bull, ficou com o terceiro lugar do pódio.


Felipe Massa, que enfrentou problemas com um pit-stop, fez belíssima corrida de recuperação, sendo responsável pelas melhores passagens da corrida, e terminou em quinto, colado no Toyota de Timo Glock, o quarto.


Rubens Barrichello também fez corrida excepcional - em que chegou a liderar - e terminou em sétimo, atrás da outra Toyota, de Jarno Trulli. O alemão Sebastian Vettel, da Toro Rosso, completou os oito que marcam pontos.


Com a vitória, Kubica assumiu a liderança do campeonato com 42 pontos, deixando Lewis Hamilton, da McLaren, em segundo, com 38. O inglês abandonou ao colidir com o Ferrari de Kimi Raikkonen na saída dos boxes. O inglês perderá dez posições no grid de largada do GP da França pela manobra, assim como Nico Rosberg.


Felipe Massa é o terceiro colocado, com os mesmos 38 pontos, porém perdendo nos critérios de desempate. Raikkonen agora em quarto, com 35.


A CORRIDA


A largada aconteceu sem problemas, com todos os pilotos temendo escorregar na curva 2, o que acabou não acontecendo. Alonso, porém, perdeu a posição para Rosberg, e de quebra atrapalhou Felipe, que largada imediatamente atrás. O brasileiro acabou mantendo a sexta posição após dividir a curva três com o espanhol.


Nas primeiras dez voltas, não houve alterações entre os ponteiros, e Hamilton fazia volta mais rápida em cima de volta mais rápida, aparentando estar mais leve. Ele já abria mais de cinco segundos para Kubica, que vinha em segundo. Duas voltas depois, Nelsinho Piquet ganhou a 13ª posição de Jarno Trulli ao tocar roda com roda na entrada do hairpin.


Na volta 15, Timo Glock ficou parado na lateral da pista, e após uma hesitação da direção de prova, o safety-car entrou no traçado na volta 17. Na volta seguinte, os cinco primeiros pararam para reabastecer, só que o sinal estava vermelho. Kubica, que se deu bem e saiu em primeiro, parou. Raikkonen, ao seu lado, parou também. Porém Hamilton, que vinha em terceiro, não viu a luz e encheu a traseira do carro do finlandês, provocando o duplo abandono. Rosberg ficou preso atrás da dupla e também perdeu muito tempo, e só Kubica escapou ileso da confusão. Felipe Massa conseguiu escapar da confusão, mas perdeu tempo porque teve de esperar Kimi reabastecer para só então fazer sua parada.


Após o safety-car sair da pista, as posições eram as seguintes: Heidfeld, Barrichello, Nakajima, Webber, Coulthard, Trulli, Glock e Fisichella, todos pilotos que optaram por não parar para reabastecer. Felipe Massa, inexplicavalmente, retornou aos pits para reabastecer novamente. Provavelmente algo saiu errado no primeiro pit do brasileiro. Com isso, caiu para 17º e último lugar.


Na 28ª volta Nelsinho Piquet rodou na curva 3 quando vinha em 12º, e Felipe Massa quase acertou-o em cheio alguns segundos depois. Duas voltas depois, Heidfeld, que liderava a prova, parou para reabastecer, e com isto Rubens Barrichello, pela primeira vez desde que deixou a Ferrari, assumiu a ponta de uma corrida. O alemão voltou exatamente à frente de Kubica, seu companheiro de equipe. O polonês, porém, o ultrapassou na volta seguinte, e Heidfeld passou a segurar Fernando Alonso, deixando Kubica abrir vantagem, por estar mais leve. Felipe Massa vinha em 14º lugar.


Tentando ultrapassar Mark Webber na volta 33, Massa passou reto no hairpin e quase rodou, mas não perdeu posição para ninguém. Na volta seguinte, ele conseguiu a ultrapassagem. Enquanto isso, Rubinho seguia firme na ponta na volta 34, com David Coulthard 1s6 atrás. A dupla da Toyota vinha em terceiro e quarto, com o alemão Sebastian Vettel em quinto.


Na volta 36, Barrichello parou para reabastecer e com isto David Coulthard assumiu a ponta. Felipe Massa, em 12º, vinha babando atrás do Williams de Kazuki Nakajima. Na mesma volta, Coulthard parou, e com isto Trulli, da Toyota, passou a ser o líder. Duas voltas depois, seguindo a lógica, Trulli parou e com isto Timo Glock assumiu a ponta. Por sua vez, o alemão parou três voltas depois, e só aí Kubica voltou a liderar o GP. Felipe Massa já vinha em oitavo, colado no McLaren de Heikki Kovalainen, que vinha colado em Rubinho.


Na volta 45, Alonso, que vinha embutido em Nick Heidfeld, perdeu o controle do carro e rodou sozinho, batendo no muro. Com isto, Felipe Massa pulou para a sexta posição. Barrichello vinha em quarto. Na frente Kubica abria mais de um segundo por volta para Heidfeld, o segundo com a outra BMW. O terceiro era David Coulthard.


Na volta 48, Kazuki Nakajima, em trapalhada, bateu na traseira de Jenson Button, perdeu o bico, tentou levar o carro até os boxes e bateu na mureta de entrada, deixando seu carro atravessado na passagem. Na volta seguinte, Robert Kubica parou para fazer seu segundo e último reabastecimento. Ele conseguiu ainda voltar à frente de Nick Heidfeld, e a partir daí ficou com a faca e o queijo na mão para vencer sua primeira corrida na F-1.


Na volta 51, o melhor momento da corrida. Felipe Massa aproveitou tentativa de Kovalainen de ultrapassar Barrichello e passou pelos dois na entrada do hairpin, subindo para a quarta posição. Duas voltas depois, Giancarlo Fisichella rodou, ficando com seu Force India atravessado na frente da pista. Felipe Massa, na mesma volta, parou para reabastecer, e voltou em sétimo lugar. O carro de Fisichella conseguiu ser retirado sem a necessidade do safety-car.


Com 15 voltas para o fim, a ordem era: Kubica, Heidfeld, Coulthard, Barrichello, Glock, Trulli e Massa, 9s2 atrás do italiano da Toyota. Três voltas depois, porém, Barrichello perdeu a chicane e passou pela grama, perdendo posições para as duas Toyotas. Felipe Massa, virando muito mais rápido, em duas voltas chegou em Barrichello, e a partir daí passou a pressionar o brasileiro. Uma volta depois, Barrichello foi ultrapassado por Felipe.


O brasileiro então iniciou a perseguição a Jarno Trulli, que sofria com problemas de freio. A três voltas do fim, estava grudado no italiano. Ele passou pelo italiano rapidamente, porque este foi atrapalhado pelo companheiro de equipe, que passara reto na curva dois e voltou na frente de ambos.


Já em quinto, Felipe passou a pressionar Glock pelo quarto lugar na última volta da corrida. O brasileiro, porém, não conseguiu a ultrapassagem, terminando a prova em quinto.


Confira o resultado final da prova:


1º - Robert Kubica (POL/BMW Sauber) - 70 voltas, em 1h36min24s447
2º - Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) - a 16s495
3º - David Coulthard (ESC/Red Bull-Renault) - a 23s352
4º - Timo Glock (ALE/Toyota) - a 42s627
5º - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 43s934
6º - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a 47s775
7º - Rubens Barrichello (BRA/Honda) - a 53s597
8º - Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso-Ferrari) - a 54s120
9º - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren-Mercedes) - a 54s433
10º - Nico Rosberg (ALE/Williams-Toyota) - a 54s749
11º - Jenson Button (ING/Honda) - a 1min07s540
12º - Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) - a 1min11s299
13º - Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso-Ferrari) - a uma volta

Os demais abandonaram.

Melhor volta: Kimi Raikkonen (Ferrari) - 1min17s387, na 14ª

Classificação do campeonato (após 7/18 etapas):

PILOTOS:

1 - Kubica, 42
2 - Hamilton, 38
3 - Massa, 38
4 - Raikkonen, 35
5 - Heidfeld, 28
6 - Kovalainen, 15
7 - Webber, 15
8 - Trulli, 12
9 - Alonso, 9
10 - Rosberg, 8
11 - Nakajima, 7
12 - Coulthard, 6
13 - Vettel, 5
14 - Barrichello, 5
15 - Glock, 5
16 - Button, 3
17 - Bourdais, 2

CONSTRUTORES:

1 - Ferrari, 73
2 - BMW-Sauber, 70
3 - McLaren-Mercedes, 53
4 - Red Bull-Renault, 21
5 - Toyota, 17
6 - Williams-Toyota, 15
7 - Renault, 9
8 - Honda, 8
9 - Toro Rosso-Ferrari, 7

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