sábado, 10 de maio de 2008

Grand C4 Picasso

Citroën traz da França carro com capacidade para até sete pessoas.
Veículo vai disputar mercado com Renault Grand Scenic e Chevrolet Zafira.

Lançado em 2006 na Europa, o Citroën Grand C4 Picasso finalmente começa a ser vendido no Brasil em versão única de acabamento, a luxuosa Exclusive, por R$ 89.800. O carro é equipado com motor 2.0i 16V tem 143 cavalos de potência. A apresentação foi feita nesta sexta-feira (9), em São Paulo.


O modelo francês chega para disputar mercado, principalmente, com o conterrâneo Renault Grand Scénic e com a Chevrolet Zafira, precursora do sistema de dois bancos complementares e escamoteáveis no porta-malas e única a oferecer o motor bicombustível. Mitsubishi Grandis, Kia Carnival e Chyrsler Town & Country também têm características semelhantes, apesar de mais caras. A Xsara Picasso, fabricada em Porto Real (RJ), continua a ser vendida como modelo de entrada da marca no segmento das minivans.

Bancos moduláveis

O ponto alto do modelo está na parte interna. O bom acabamento e o amplo espaço garantem boa vida para os ocupantes, seja nos bancos frontais, centrais e, com algumas limitações, até para os dois passageiros da fileira adicional. A principal caractarística dos veículos deste tipo é a possibilidade de modular a capacidade de passageiros e de carga retirando ou acrescentando bancos.

São três fileiras, com dois lugares na frente, três na fileira do meio e mais dois no fundo. Para ter acesso à teceira fileira, basta dobrar o banco da fileira do meio como os assentos de cinema e depois empurrá-lo para a frente. O piso plano permite ao proprietário colocar ou retirar os bancos escamoteáveis, podendo deixar o carro com capacidade para duas até sete pessoas e a capacidade de carga pode variar de 576 a 1.951 litros.


Outro destaque é o câmbio instalado atrás do volante, liberando espaço no centro do painel. O motorista pode optar pelo câmbio manual ou seqüencial.

Em termos de design, a grande área envidraçada chama a atenção, garantindo ampla visibilidade para todos os passageiros. Os enormes faróis invadem as laterais do capô e quase alcançam a base do pára-brisas, enquanto as lanternas preenchem as colunas traseiras emoldurando o vidro.

Todos os mostradores do painel são digitais, tanto o principal localizado no centro, que reúne as informações do computador de bordo, sistema de som, velocímetro e conta-giros, entre outras, quanto os controladores individuais do ar-condicionado, posicionados nas extremidades junto às saídas de ar.

A Citroën está em oitavo lugar no ranking de participação de mercado de janeiro a abril, com 2,5%, atrás de Fiat, Volkswagen, General Motors, Ford, Renault, Honda e co-irmã Peugeot (ambas pertencem ao grupo PSA), de acordo com levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Nenhum comentário: