
Indústria aposta em turboalimentados para poluir menos sem perder potência
Atendendo às novas leis ambientais e à demanda do mercado por carros mais econômicos, a GM desenvolveu dois novos 4 cilindros 1.4 l turbo a gasolina e um 1.6 l turbo a gás natural. O 1.6 l equipará o Opel Zafira em 2009, enquanto o 1.4 l deverá equipar modelos menores.
O propulsor 1.4 l terá entre 121 cv e 142 cv e consumirá 8% menos combustível em relação aos motores aspirados a gasolina. Ele será produzido na fábrica GM Powertrain de Aspern, na Áustria. Já o 1.6 l terá potência aproximada de 152 cv e emitirá 25% menos CO2 que motores de mesma performance a gasolina. Ele já está enquadrado no EURO 5, norma de emissão européia, e, diferentemente do propulsor menor, será produzido na fábrica de Szentgotthard, Hungria.
A combinação de motores compactos com turbo compressores tem sido empregada por diversas montadoras no mundo como forma de se enquadrar às normas de emissão de CO2 sem comprometer a performance. A BorgWarner, empresa que fornece os turbocompressores à GM, está tão convencida da tendência que começou construindo novas fábricas para atender ao aumento da demanda no futuro.
Atendendo às novas leis ambientais e à demanda do mercado por carros mais econômicos, a GM desenvolveu dois novos 4 cilindros 1.4 l turbo a gasolina e um 1.6 l turbo a gás natural. O 1.6 l equipará o Opel Zafira em 2009, enquanto o 1.4 l deverá equipar modelos menores.
O propulsor 1.4 l terá entre 121 cv e 142 cv e consumirá 8% menos combustível em relação aos motores aspirados a gasolina. Ele será produzido na fábrica GM Powertrain de Aspern, na Áustria. Já o 1.6 l terá potência aproximada de 152 cv e emitirá 25% menos CO2 que motores de mesma performance a gasolina. Ele já está enquadrado no EURO 5, norma de emissão européia, e, diferentemente do propulsor menor, será produzido na fábrica de Szentgotthard, Hungria.
A combinação de motores compactos com turbo compressores tem sido empregada por diversas montadoras no mundo como forma de se enquadrar às normas de emissão de CO2 sem comprometer a performance. A BorgWarner, empresa que fornece os turbocompressores à GM, está tão convencida da tendência que começou construindo novas fábricas para atender ao aumento da demanda no futuro.
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