quinta-feira, 15 de maio de 2008

Ford Modelo T do século XXI


Esse é um desafio e tanto. Cinco universidades ao redor do mundo participam de um desafio em que seus alunos devem desenvolver o que seria o Ford Modelo T do século XXI, como parte das comemorações pelo centenário do lendário veículo. Os atributos exigidos são que o projeto seja o de um veículo simples, leve, prático, durável, envolvente e que custe em sua versão básica no máximo sete mil dólares. Algo próximo ao que a indiana Tata acaba de apresentar com seu Nano. Serão selecionados dois vencedores, que ganharam uma bolsa de estudos de 25 mil dólares em primeiro de outubro, aniversário do clássico Ford.

As universidades participantes são a Aachen University, de Colônia, Alemanha, o Art Center College of Design, de Pasadena, Califórnia, a Deakin University, de Melbourne, Austrália, a Lawrence Technological University, de Southfield, Michigan, e a University of Michigan-Dearborn, de Dearborn, no mesmo estado americano. O desafio é custeado por 75 mil dólares doados pela Ford e vai durar quatro meses e visa atender as necessidades de transporte de um futuro próximo, o que ainda inclui entre as exigências soluções de montagem, conjunto motor, sustentabilidade e autonomia de no mínimo 200 km.


Para que não for participar, a tarefa é para ser encarada com uma boa dose de bom humor, já que o cenário atual e o que o Modelo T encontrou não poderiam ser mais distintos. Eleito Carro do Século por um grupo de 133 especialistas e jornalistas automotivos de todo o mundo em 1999, de uma lsita de 700 candidatos. Ele motorizou a América com sua proposta frugal e acessível, protagonizou a produção em massa de automóveis a partir de 1913 e vendeu mais de 15 milhões de unidades. Em 1921, ele respondia sozinho por 57% da produção automobilística mundial. Depois de 19 anos de mercado, o Modelo T foi finalmente aposentado em 1927.

Nenhum comentário: