quinta-feira, 29 de maio de 2008

Brasil pode fabricar veículos russos


Grupo russo Rosboronexport quer trazer linha de montagem da GAZ para Santa Rosa (RS)

O município de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, poderá abrigar em breve mais uma linha de montagem no Brasil, desta vez de veículos militares. É o que planeja o grupo russo Rosboronexport, que negocia com a prefeitura da cidade gaúcha e o Ministério da Defesa a construção de uma fábrica da GAZ, que produz veículos militares para inúmeros países pelo mundo.


“A chegada dessa fábrica ainda depende de pequenos detalhes. A comitiva russa da Rosboronexport voltará ao Brasil em junho justamente para acertar isso. Mas a vinda da GAZ é praticamente certa”, afirma o empresário Arli Silva, que lidera as negociações do lado brasileiro. “A cidade está preparada para receber a fábrica, tanto que, se confirmada a negociação, o município cederá um terreno de 10 hectares, dará isenção de 10 anos dos tributos municipais e fará instalação de toda a infra-estrutura necessária, como água, luz e terraplanagem”, revela.


Segundo o grupo russo, a idéia é investir R$ 50 milhões na unidade brasileira, que quando concluída gerará mais de 700 empregos diretos. Inicialmente, o fabricante planeja montar por aqui o jipe GAZ Tiger, que poderá ser oferecido em versões para uso militar e civil. No futuro, ainda estão os planos a fabricação de veículos militares pesados, como tanques e caminhões anfíbios.


Além de abastecer as forças policiais e militares do Brasil, o plano também visa a exportação de veículos da GAZ para outros países da América do Sul, que carecem de veículos do gênero desde o fim da Engesa, que faliu em 1993.

Nenhum comentário: