quarta-feira, 12 de março de 2008

Mini John Cooper Works



O Mini sempre teve a ver com tirar o máximo aproveitamento de um mínimo de recursos. Muito embora a atual geração seja bem maior e muito mais luxuosa que o clássico carrinho inglês projetado por Sir Alec Issigonis e lançado em 1959, ainda há uma boa dose de verdade em sua proposta. Por falar em máxima, nada como a nova versão preparada de fábrica pela John Cooper Works, que deixou seu nome cravado na história do automóvel junto ao desse antigo sucesso comercial da indústria britânica. Com 211 cv e 26,5 mkgf desde 1850 rpm, ele é a versão mais potente do modelo, acima até do Mini Cooper S Hatch e Clubman de segunda geração. Sai da imobilidade aos 96 km/h em 6,5 segundos na versão hatch e em 6,8 segundos na perua Clubman. Ambos chegam a 236 km/h.

O que explica o apetite maior do Mini John Cooper Works são a injeção direta common rail e o turbocompressor maior, com pressão elevada de 0,9 para 1,2 bar. Este tem função overboost, que aumenta o torque para 28,5 mkgf temporariamente. São as mesmas modificações de motor de 1.6 litros do Mini Challenge de corrida, que ainda cedeu freios (22 mm maiores que os do Cooper S), suspensão e o câmbio reforçado. O sistema de exaustão também foi retrabalhado e agora termina em saídas duplas de aço inoxidável polido. O câmbio é manual de seis velocidades.

O novo Mini é pequeno, bravo, mas não irresponsável. Tem uma série de recursos eletrônicos para ajudar a mantê-lo sob controle mesmo nas situações mais arriscadas que ele possibilita. Entre elas estão freios ABS, EBD, assistência a frenagem em curvas CBC, bloqueio eletrônico de diferencial EDL Electronic Differential Lock, controle de estabilidade DSC Dynamic Stability Control, assistência em ladeiras e o novo controle de tração DTC. Além de velocímetro marcando até 160 milhas por hora, o Mini John Cooper Works tem sistema de som de dez saídas e amplificador de oito canais. Rodas de desenho exclusivo são o aspecto mais relevante das alterações visuais no exterior.

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