segunda-feira, 17 de março de 2008

Hamilton vence corrida maluca na Austrália


Inglês escapa de uma série de incidentes e sai na frente no Mundial


O inglês Lewis Hamilton escapou de uma série de incidentes e confusões e venceu um tumultuado GP da Austrália, prova de abertura do Mundial de Fórmula 1. Apesar das várias entradas do safety-car, o piloto da McLaren não foi ameaçado, conquistou uma vitória tranqüila e ainda viu seus principais concorrentes se darem mal. Felipe Massa abandonou com problemas mecânicos em sua Ferrari e Kimi Raikkonen teve o mesmo destino a quatro voltas do final, mas ainda foi classificado em oitavo, graças à punição de Rubens Barrichello, que foi o sexto mas acabou desclassificado por avançar o sinal vermelho na saída dos boxes quando o safety-car estava na pista.

O pódio foi completado por Nick Heidfeld (BMW Sauber) e Nico Rosberg (Williams). O bicampeão mundial Fernando Alonso, na sua volta à Renault, ainda arrancou um quarto lugar graças às quebras e batidas dos adversários. Apenas outros dois pilotos cruzaram a linha de chegada: Heikki Kovalainen (McLaren), em quinto, e Kazuki Nakajima (Williams), em sexto. Mesmo sem receber a bandeirada, após parar por quebra de motor quando vinha num ótimo quarto lugar, Sebastien Bourdais (Toro Rosso) ainda foi classificado em sétimo. Já Nelson Ângelo Piquet, na sua primeira corrida na Fórmula 1, abandonou com falha mecânica em sua Renault.

Dos três brasileiros, o único que teve boa atuação foi Barrichello, que andou sempre na zona de pontuação e acabou traído por um erro da equipe Honda, que o chamou para um pit-stop quando o safety-car estava na pista, algo proibido pelo regulamento - depois, o brasileiro ainda deixou os boxes com sinal vermelho, o causou sua desclassificação. Já Massa cometeu um erro na primeira curva, quando rodou sozinho, e teve um toque com David Coulthard. Ele até poderia ter pontuado não fosse a quebra, mas estes dois incidentes o tiraram da briga pela vitória. Piquet, por sua vez, teve um carro muito lento, e se arrastou na pista até parar.

A CORRIDA

A primeira volta já foi tumultuada. Hamilton, Kubica e Kovalainen mantiveram as três primeiras posições, mas a confusão se estabeleceu mais atrás. Felipe Massa rodou na primeira curva e tocou na barreira de pneus, danificando a asa dianteira, e outros pilotos bateram, como Mark Webber, Jenson Button, Anthony Davidson, Sebastian Vettel e Giancarlo Fisichella, que foram obrigados a abandonar.

O safety-car entrou na pista por algumas voltas e juntou os pilotos, mas quando a bandeira verde foi dada, Hamilton disparou na frente dos adversários. O inglês, com um ritmo fortíssimo, ia cravando seguidamente a melhor volta, enquanto Kubica não era ameaçado por Kovalainen e Rosberg. Mais atrás, Raikkonen, que ganhou muitas posições, não conseguia passar Barrichello na briga pelo sétimo lugar e Massa, após uma parada nos boxes, começava corrida de recuperação do 16º lugar.

Kubica e Hamilton, nesta ordem, foram os primeiros a fazer o pit-stop e a liderança ficou com Kovalainen. Já Kimi, depois de muito insistir, fez a ultrapassagem sobre Barrichello. O finlandês subiu ainda mais uma posição quando Jarno Trulli teve problemas em sua primeira parada nos boxes. Mas ele e Alonso, que retardaram a primeira parada nos boxes, acabaram castigados com a entrada do safety-car após uma colisão entre Massa e Coulthard. Os dois, que estavam perto de reabastecer, não puderam entrar nos boxes de imediato, como prevê o regulamento.

Alonso fez sua parada uma volta antes de o safety-car voltar aos boxes e Raikkonen decidiu ficar mais na pista. Pouco antes da relargada, Massa abandonou com problemas mecânicos e, logo em seguida, a Ferrari sofreu outro duro golpe, quando Kimi saiu da pista ao tentar ultrapassar Kovalainen. Na mesma volta, Piquet também abandonou.

Com metade dos carros na pista, a prova seguiu normalmente. Raikkonen, tentando se recuperar após a primeira saída de pista, acabou cometendo outro erro ao tentar passar Timo Glock. Logo depois, o alemão deu violenta saída de pista e deixou destroços pelo traçado, causando outra intervenção do safety-car. Foi quando a Honda se atrapalhou ao chamar Barrichello aos boxes, o que vai de encontro às regras. Além disso, o brasileiro ainda atropelou três mecânicos ao deixar os pits - ninguém se feriu. Como imaginado, Barrichello acabou punido com uma parada de dez segundos e depois foi desclassificado por avançar o sinal vermelho.

Alheio às inúmeras confusões, Hamilton rumou tranqüilo para a vitória, com boa vantagem para Heidfeld e Rosberg. Mais atrás, Kubica, Raikkonen e Bourdais abandonaram a corrida. O finlandês e o francês ainda foram classificados por terem completado 90% da distância da prova. Na penúltima volta, Kovalainen chegou a passar Alonso na briga pelo quarto lugar, mas levou o troco em seguida.

Após a prova, comemoração na McLaren e vibração ainda maior na Williams com o primeiro pódio de Rosberg na Fórmula 1. O alemão, filho do campeão mundial Keke Rosberg, foi bastante festejado por Hamilton, seu contemporâneo nas categorias inferiores. Mais do que nunca, a nova geração marcou seu território em Melbourne.


GP DA AUSTRÁLIA - CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º - Lewis Hamilton (Inglaterra) McLaren-Mercedes - 1h34min50s616
2º - Nick Heidfeld (Alemanha) BMW Sauber - a 5s478
3º - Nico Rosberg (Alemanha) Williams-Toyota - a 8s163
4º - Fernando Alonso (Espanha) Renault - a 17s181
5º - Heikki Kovalainen (Finlândia) McLaren-Mercedes - a 18s014
6º - Kazuki Nakajima (Japão) Williams-Toyota - a uma volta
7º - Sebastien Bourdais (França) Toro Rosso-Ferrari - a três voltas (motor)
8º - Kimi-Matias Raikkonen (Finlândia) Ferrari - a cinco voltas (motor)

ABANDONOS

Robert Kubica (Polônia) BMW Sauber - a dez voltas (acidente)
Timo Glock (Alemanha) Toyota - a 15 voltas (saída de pista)
Takuma Sato (Japão) Super Aguri-Honda - a 26 voltas (transmissão)
Nelson Ângelo Piquet (Brasil) Renault - a 28 voltas (mecânico)
Felipe Massa (Brasil) Ferrari - a 29 voltas (motor)
David Coulthard (Escócia) Red Bull-Renault - a 33 voltas (acidente)
Adrian Sutil (Alemanha) Force India-Ferrari - a 50 voltas (sistema hidráulico)
Mark Webber (Austrália) Red Bull-Renault - a 58 voltas (acidente)
Jenson Button (Inglaterra) Honda - a 58 voltas (acidente)
Anthony Davidson (Inglaterra) Super Aguri-Honda - a 58 voltas (acidente)
Sebastian Vettel (Alemanha) Toro Rosso-Ferrari - a 58 voltas (acidente)
Giancarlo Fisichella (Itália) Force India-Ferrari - a 58 voltas (acidente)
Rubens Barrichello (Brasil) Honda - desclassificado
Volta mais rápida
Heikki Kovalainen (Finlândia) McLaren-Mercedes - 1min27s418, na 43ª


(Agência EFE)

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