sexta-feira, 28 de março de 2008

Europa terá primeira rede de recarga para carros elétricos


Acordo foi assinado entre empresário israelense e estatal dinamarquesa.
Para um dos investidores, carros elétricos serão tão vendidos quanto celulares.

A Europa está pronta para montar sua primeira rede de postos de abastecimento para veículos elétricos. Um acordo para instalar estações de recarga foi firmado nesta quinta-feira (27), em Copenhagen, entre o investidor israelense Shai Agassi e o presidente do grupo estatal dinamarquês Dong Energy Anders Eldrup. Até 2011, serão 20 mil estações em toda a Escandinávia.

Em outubro de 2007, Agassi arrecadou US$ 200 milhões para criar uma rede de centros de recarga de baterias para automóveis elétricos, eliminando um dos obstáculos para a adoção deste tipo de veículos. Para lançar seu projeto, batizado "Better Place", o empresário conseguiu US$ 100 milhões da Israel Corporation, uma holding de transportes e outras somas de investidores institucionais como Morgan Stanley.

Ao contrário de empresas como Tesla e Chevrolet Volt, que investem em veículos ecológicos, Agassi não pretende fabricar carros, mas sim desenvolver uma infra-estrutura para estações de recarga de bateria, nos Estados Unidos e na Europa.

"É muito mais fácil transportar elétrons do que moléculas. Já temos uma rede mundial de eletricidade; basta ampliá-la", declarou ao jornal americano "New York Times". Agassi prevê ainda que carros elétricos serão vendidos no mesmo ritmo de aparelhos celulares.

Enquanto o projeto do empresário israelense conta com a infra-estrutura do Vale do Silício (EUA) na recarga da rede, a Dong Energy será responsável pela energia gerada por moinhos de vento.

Nenhum comentário: