segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Portugal constrói autódromo visando F-1

Nova pista, na região de Algarve, fica pronta no segundo semestre


É esperado para o segundo semestre de 2008 a conclusão das obras do novo autódromo internacional de Portugal, situado na região turística de Algarve. O traçado, que recebeu aval da FIA, visa recolocar o país lusitano no mapa da Fórmula 1 e das categorias mais importantes do automobilismo e do motociclismo.

Portugal está fora do calendário da F-1 desde 1997, quando a FIA retirou Estoril por motivos de falta de segurança na pista. Foi lá que Ayrton Senna, por exemplo, ganhou seu primeiro GP, debaixo de um temporal em 1985.

- O governo fará o seu melhor para que Portugal faça parte dos melhores campeonatos - diz Paulo Pinheiro, diretor do novo circuito, que terá 4,7 km de extensão e fica situado no sul do país.

Uma equipe de F-1, não revelada pelo diretor, já teria reservado uma data em janeiro de 2009, para lá conduzir testes da próxima pré-temporada. Assim como a Espanha, Portugal possui um clima mais ameno no inverno europeu, e por esta razão os times preferem testar lá a andar em Silverstone e Paul Ricard, por exemplo.

O complexo terá capacidade para cerca de 100 mil pessoas, incluindo uma grande torre VIP, com capacidade para 15 mil lugares. Ainda terá um campo de futebol, um hotel de luxo e até um conjunto residencial.

Nenhum comentário: