Piquet, Prost, Mansell, Montoya, Doohan e Rossi venceram no Autódromo Nélson Piquet
O anúncio da decisão pela demolição do Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, põe fim a um dos maiores templos do automobilismo nacional. Atualmente chamado de Autódromo Nélson Piquet, o circuito foi palco de algumas das mais importantes provas da história da velocidade no país.
Pela qualidade de seu traçado, Jacarepaguá, que foi construído em 1966, chegou a ser chamado de "Autódromo Modelo", e transformou-se em sede do Grande Prêmio do Brasil em 1977, tirando a prova de Interlagos, em São Paulo, após cinco edições. Mesmo com um breve retorno à capital paulista em 1979, o GP Brasil mudou-se novamente para o Rio de Janeiro em 1981, ficando até 1989, quando retornou a São Paulo, local onde é realizado até hoje.
Jacarepaguá teve seu primeiro grande momento em 1978, quando Emerson Fittipaldi conquistou o segundo lugar do GP Brasil pilotando a Copersucar, única equipe brasileira da história da F-1. Nessa ocasião, a pista foi invadida por torcedores, que vibravam com o bom resultado do bicampeão mundial.
Carlos Reutemann
Pela qualidade de seu traçado, Jacarepaguá, que foi construído em 1966, chegou a ser chamado de "Autódromo Modelo", e transformou-se em sede do Grande Prêmio do Brasil em 1977, tirando a prova de Interlagos, em São Paulo, após cinco edições. Mesmo com um breve retorno à capital paulista em 1979, o GP Brasil mudou-se novamente para o Rio de Janeiro em 1981, ficando até 1989, quando retornou a São Paulo, local onde é realizado até hoje.
Jacarepaguá teve seu primeiro grande momento em 1978, quando Emerson Fittipaldi conquistou o segundo lugar do GP Brasil pilotando a Copersucar, única equipe brasileira da história da F-1. Nessa ocasião, a pista foi invadida por torcedores, que vibravam com o bom resultado do bicampeão mundial.
Carlos Reutemann
Emerson Fittipaldi
Nélson Piquet foi o primeiro brasileiro a vencer em Jacarepaguá
Nelson Piquet
A primeira vitória brasileira na F-1 em Jacarepaguá aconteceu em 1982, com a Brabham de Nelson Piquet. Após a prova, a pista foi invadida pelo público e Piquet desmaiou no pódio, exausto pelo esforço e pelo calor do Rio de Janeiro. Nem mesmo a desclassificação do brasileiro, por uma irregularidade mecânica, diminuiu a festa feita pela torcida. Piquet voltaria a vencer em Jacarepaguá em 1983, quando foi tocado pela primeira vez o "Tema da Vitória" da TV Globo, e em 1986, em uma dobradinha com Ayrton Senna. A imagem dos dois ídolos segurando a bandeira brasileira no alto do pódio é uma das mais marcantes da história do automobilismo brasileiro.
O piloto que mais venceu provas de Fórmula 1 em Jacarepaguá foi o francês Alain Prost. Com cinco triunfos, ganhou o título de "Rei do Rio". Prost, quatro vezes campeão mundial, subiu ao degrau mais alto do pódio no Rio de Janeiro em 1982, 1984, 1985, 1987 e 1988. Neste último ano, o nome do circuito passou a ser Nélson Piquet, em homenagem ao tricampeonato mundial conquistado em 1987.
O último GP Brasil de F-1 disputado no Rio foi vencido pelo inglês Nigel Mansell, em 1989. A prova também foi marcada pelo terceiro lugar do brasileiro Maurício Gugelmin, seu único pódio na categoria. O acidente com o francês Philippe Streiff durante os treinos da pré-temporada de 1989 acabou detonando o estopim para a FIA retirar, no ano seguinte, a Fórmula 1 do circuito. O piloto ficou tetraplégico, segundo especulações, pela demora no seu atendimento.
O último GP Brasil de F-1 disputado no Rio foi vencido pelo inglês Nigel Mansell, em 1989. A prova também foi marcada pelo terceiro lugar do brasileiro Maurício Gugelmin, seu único pódio na categoria. O acidente com o francês Philippe Streiff durante os treinos da pré-temporada de 1989 acabou detonando o estopim para a FIA retirar, no ano seguinte, a Fórmula 1 do circuito. O piloto ficou tetraplégico, segundo especulações, pela demora no seu atendimento.
Autódromo teve vitórias de Michael Doohan e Valentino Rossi
Michael Doohan
Valentino Rossi
A saída da Fórmula 1 de Jacarepaguá fez com que o autódromo passasse por alguns anos de ostracismo no cenário mundial. Apenas em 1995 as principais categorias dos esportes a motor voltaram ao circuito carioca. A Fórmula Indy e a Motovelocidade passaram a ser disputadas no Rio de Janeiro, e grandes nomes destas categorias venceram o GP do Brasil, como o pentacampeão mundial Michael Doohan e o italiano Valentino Rossi na motovelocidade; e o colombiano Juan Pablo Montoya e o canadense Greg Moore na Indy.
A saída da Motovelocidade e da F-Indy do circuito carioca em 2000 pôs fim aos grandes eventos internacionais. Em 2007, a única categoria de destaque a manter suas atividades em Jacarepaguá foi a Stock Car.
A saída da Motovelocidade e da F-Indy do circuito carioca em 2000 pôs fim aos grandes eventos internacionais. Em 2007, a única categoria de destaque a manter suas atividades em Jacarepaguá foi a Stock Car.
Confira os principais vencedores de Jacarepaguá
FÓRMULA 1 | FÓRMULA INDY | MOTOVELOCIDADE |
1978 - Carlos Reutemann (ARG) | 1996 - André Ribeiro (BRA) | 1995 - Luca Cadalora (ITA) |
1981 - Carlos Reutemann (ARG) | 1997 - Paul Tracy (CAN) | 1996 - Michael Doohan (AUS) |
1982 - Alain Prost (FRA) | 1998 - Greg Moore (CAN) | 1997 - Michael Doohan (AUS) |
1983 - Nélson Piquet (BRA) | 1999 - Juan Pablo Montoya (COL) | 1998 - Não realizada |
1984 - Alain Prost (FRA) | 2000 - Adrian Fernandez (MEX) | 1999 - Norifume Abe (JAP) |
1985 - Alain Prost (FRA) | 2000 - Valentino Rossi (ITA) | |
1986 - Nélson Piquet (BRA) | ||
1987 - Alain Prost (FRA) | ||
1988 - Alain Prost (FRA) | ||
1989 - Nigel Mansell (GBR) |
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