terça-feira, 22 de janeiro de 2008

BMW projeta cupê de 4 portas


Fabricante alemã ainda cita a possibilidade de criar uma nova marca

A BMW esquentou com duas notícias o cenário automobilístico internacional nesta segunda-feira (21/1). O boletim Automotive News traz uma entrevista com Gerhard Richter, ex-engenheiro da Motorsport, braço da montadora responsável por versões esportivas, que terá como nova função cuidar dos preparos para que o Concept CS se torne realidade, adaptando o protótipo mostrado nas fotos.

O carro, divulgado oficialmente no Salão de Xangai, é um cupê 4 portas de alta performance, provavelmente equipado com um motor V8 ou V12, mais largo e comprido do que o atual Série 7. Na entrevista, o engenheiro revela que o veículo vai inaugurar uma série dentro da BMW, talvez a 8, e está previsto somente para depois de 2010.

Nessa época, seus concorrentes serão Porsche Panamera, Aston Martin Rapide e Audi A7 além do Mercedes-Benz CLS, que inaugurou esse tipo de proposta entre as marcas premium, como são conhecidas. Com exceção do CLS, os três outros modelos ainda não estão em linha e devem estrear somente em 2009 ou 2010, como o futuro BMW.

A empresa de pesquisa automotiva CSM Worldwide prevê que a nova série venda em torno de 15 000 unidades por ano ao custo estimado de US$ 150 000 (cerca de R$ 270 000). O modelo poderá contar com transmissão automática de 8 marchas ou uma nova versão esportiva do câmbio manual de 7 marchas com dupla embreagem.

Futuro mais verde

Ainda no mesmo boletim, foi a vez de Stefan Krause, chefe de vendas e marketing da montadora, chamar a atenção ao anunciar que a BMW estuda a criação de uma quarta marca sob seu controle com o objetivo de comercializar veículos mais “verdes”, ou seja, menos poluentes.

“A BMW precisa encontrar um jeito de satisfazer a crescente pressão por veículos com baixa emissão de poluentes e melhor economia de combustível”, revelou o executivo. Apesar disso, a marca deve manter a proposta de esportividade que consagrou a BMW.

Krause descartou boatos como a compra da Volvo ou a intenção de reutilizar as antigas marcas inglesas Riley ou Triumph e se limitou a esses detalhes, indicando que uma empresa totalmente nova será criada. Atualmente, a BMW controla as marcas Rolls-Royce e Mini.







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