segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Mercedes-Benz destacou na Fenatran os avançados testes com Biodiesel B100

A marca já finalizou, com êxito, testes com B100 em bancos de prova com ensaios realizados em seu Centro de Desenvolvimento Tecnológico.

A Mercedes-Benz, confirmando seu pioneirismo no desenvolvimento tecnológico de veículos comerciais, vem dando passos inovadores na utilização de biodiesel em caminhões e ônibus. A marca é a primeira do Brasil a apresentar os resultados de testes com o B100, combustível 100% biodiesel, tendo realizado, com sucesso, testes funcionais e de durabilidade com motores eletrônicos em bancos de prova, partindo agora para testes operacionais nos veículos em operações regulares de transporte.

O biodiesel é uma das opções da matriz energética veicular para reduzir o nível de emissão de poluentes. Sua utilização em veículos comerciais é uma iniciativa de países preocupados com a preservação do meio ambiente.

A experiência mundial da Mercedes-Benz com biodiesel tem sido fundamental para o direcionamento do trabalho realizado no País. A marca tem capacidade tecnológica e experiência internacional para o desenvolvimento do uso do biodiesel, apoiando ao Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel e contribuindo para a proteção ambiental.

Avanços com biodiesel na Fenatran - A fim de mostrar os avanços com o biodiesel, a Mercedes-Benz criou um espaço especial para o tema no seu estande da Fenatran, onde mostrou componentes de motores, um abastecido com biodiesel e outro com diesel.

A marca demonstrou as peças utilizadas nos testes com biodiesel e diesel, como pistões, coletores, válvulas, cabeçotes e sistemas de escape e de combustível, destacando as diferenças entre elas e evidenciando a ação do biodiesel no funcionamento do motor.


Testes rigorosos com B100 em bancos de prova - A Mercedes-Benz submeteu os motores eletrônicos OM 457 LA e OM 926 LA, abastecidos com biodiesel B100, a condições extremas de testes funcionais em bancos de prova do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Empresa, em São Bernardo do Campo.

Nos bancos de prova, foram realizadas 1.400 horas de testes de durabilidade em programas de alta solicitação, conhecidos como durabilidade acelerada, envolvendo motores abastecidos com biodiesel. Os resultados obtidos nesta etapa foram extremamente satisfatórios, dando sustentação agora à fase de testes operacionais em veículos.

Testes em ônibus com B20 e B5 em São Paulo - No avanço da Mercedes-Benz com o biodiesel há outros passos marcantes. A mistura B20 (20% de biodiesel + 80% de diesel), que também havia obtido resultados satisfatórios em rigorosos testes de bancos de provas, vem passando agora por testes operacionais em percursos regulares de ônibus da Viação Cidade Dutra, em São Paulo. São 15 veículos equipados com motores médios e pesados.

A Viação Cidade Dutra também foi parceira da Mercedes-Benz em testes com biodiesel B5, etapa concluída com êxito, cujos resultados foram encaminhados para análise de validação pela ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

A porcentagem de mistura B5 (5% de biodiesel + 95% de diesel) será exigida no Brasil somente a partir de 2013. O programa de testes, iniciado em agosto de 2006 e que teve duração de cerca de um ano, envolveu 8 ônibus em linhas de grande densidade de passageiros na capital paulista. Os veículos Mercedes-Benz estavam equipados com motorização eletrônica, sendo 2 ônibus com motores novos e 4 com motores usados de alta quilometragem, abastecidos com biodiesel B5, além de outros 2 abastecidos apenas com diesel para comparações de desempenho, durabilidade e emissões. Assim como aconteceu na Europa, esses motores não receberam nenhuma alteração para o abastecimento com B5.


Os seis ônibus movidos com a mistura B5 percorreram mais de 320.000 quilômetros e consumiram cerca de 134.000 litros de combustível durante os testes. Foram mais de 19.300 horas trabalhadas em operações de alta solicitação, sem observação de problemas decorrentes do uso do biodiesel.

Mesmo nos motores com alta quilometragem, a utilização do biodiesel B5 comportou-se de forma exemplar, demonstrando a perfeita sintonia entre o motor e o combustível.

Veículos Mercedes-Benz aptos para o biodiesel B2 - Desde 2006, caminhões, ônibus e modelos Sprinter Mercedes-Benz, novos e usados, podem ser abastecidos normalmente com biodiesel B2, sem prejuízo ao produto, não sendo necessária nenhuma alteração na motorização. Estes veículos já saem de fábrica abastecidos com o B2, o que demonstra a total adequação do produto a esse combustível alternativo, bem como o comprometimento da marca com o tema.

Trabalho de parceria - Os testes com biodiesel vêm sendo realizados pela Mercedes-Benz em parceria com o PROBIODIESEL - Programa Brasileiro de Desenvolvimento Tecnológico de Combustíveis Alternativos (projeto de fomento à pesquisa tecnológica financiado pelo CNPq), TECPAR - Instituto de Tecnologia do Paraná (monitoramento da qualidade do biodiesel), Viação Cidade Dutra (empresa de ônibus urbanos de São Paulo), Shell (abastecimento de diesel e lubrificantes e responsável pela mistura do biodiesel ao diesel), Bosch (sistema de injeção de combustível), Parker Hannfin (pré-filtro de combustível), Mahle (filtro de combustível), Hengst (filtro de óleo lubrificante) e Brasil Ecodiesel (abastecimento de biodiesel).

Também no Rio de Janeiro vêm sendo realizados testes com utilização do biodiesel em operação regular do transporte coletivo urbano. Cerca de 3.000 ônibus vêm rodando, em fase experimental, com a mistura B5.

O biodiesel reduz as emissões de Material Particulado (PM), Hidrocarbonetos (HC) e Monóxido de Carbono (CO), promovendo apenas pequeno aumento nas emissões de Óxido de Nitrogênio (NOx).

(Mecânica Online)

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