Estou muito feliz por vencer o campeonato, ainda mais no Brasil. Foi espetacular, tivemos problemas com a embreagem no início da corrida e depois conseguimos nos recuperar e no final deu tudo certo. Só tenho motivos para comemorar agora, disse o campeão da Le Mans Series Pedro Lamy.
O brasileiro mais bem colocado foi Fernando Rees, sexto na classificação geral e vencedor da categoria LMGT1. O piloto que dividiu o volante do Aston Martin DBR9 com Gregor Fisken, Steve Zacchia e Roland Berville completou 329 voltas no circuito paulistano. O segundo colocado da LMGT1 foi o Corvette de Oliver Gavin, Patrice Goueslard e Oliver Beretta, da equipe Luc Alphand Aventures.
Estava parado desde março, depois de um acidente de F-3000 na Itália e nunca tinha corrido de carros de Turismo. Não tinha maneira melhor de voltar ao automobilismo, falou Fernando Rees.
á na categoria LMGT2, a mais equilibrada da Mil Milhas Brasil, a vitória foi do Porsche de Marc Lieb, Xavier Pompidou e Marc Basseng, da Team Felbermayr Próton. Os brasileiros Andreas Mattheis, Xandy e Xandinho Negrão, com uma Ferrari F430 GT, conquistaram a segunda colocação, seguida pela outra Ferrari de Ben Aucott, Philip Peter e Robert Bell. Por fim, na LMP2, a Barazi Epsilon ganhou, com o carro do brasileiro Mario Haberfeld em segundo.
Feliz por sermos a Ferrari mais bem colocada da prova. O ritmo foi muito forte, principalmente para mim e para o meu companheiro Andreas Mattheis, afinal não somos mais crianças. Eu tenho 54 anos e ele 53, brincou Xandy Negrão.
A corrida
Segundo colocado no grid, Nicolas Minassian se aproveitou dos problemas do companheiro de equipe Pedro Lamy, que era o pole position, para assumir a ponta. Depois de sair em último lugar, o português teve de fazer um início de corrida de recuperação e após a primeira metade de prova já passou a ocupar a segunda posição.
Na LMP2 a batalha permaneceu entre os carros da Barazi Epsilon e da Embassy Racing, enquanto o Pilbeam MP93, da Pierre Bruneau, teve problemas mecânicos logo na largada e caiu para as últimas posições. Já na LMGT2, o Porsche do Team Felbermayr Proton já começou a abrir vantagem, sempre com o carro da família Negrão em segundo.
Quando a Embassy Racing liderava na LMP2, o piloto Warren Hughes teve problemas com a roda traseira direita na volta 261 e teve de levar o carro para os boxes, perdendo muitas voltas e a chance de disputar a vitória.
Foi uma experiência bacana, correr na prova mais importante do Brasil. Foi uma pena só o problema, estava na frente e nos momentos finais a suspensão quebrou e perdemos 40 minutos, explicou Haberfeld.
Com uma excelente estratégia, a Peugeot não teve dificuldades e administrou a vantagem até a bandeirada quadriculada.
Foi uma corrida maravilhosa. O meu companheiro Marc Gene fez um excelente corrida e me deu o carro em ótimas condições. Tenho de agradecer à equipe. Foi um trabalho maravilhoso feito pela Peugeot e pelos meus companheiros, finalizou Nicolas Minassian.
Classificação geral após 374 voltas
1) Nicolas Minassian / Marc Gene (Team Peugeot Total - Peugeot 908 Hdi-FAP), 374 voltas em 8h58min21s822
2) Stéphane Sarrazin / Pedro Lamy (Team Peugeot Total - Peugeot 908 Hdi-FAP), 362 voltas
3) Jamie Campbell-Walter / Felipe Ortiz/Stuart Hall (Creation Autosportif - Creation 07/01 - Judd), 358 voltas
4) Emmanuel Collard / Jean-Christophe Boullion / Harold Primat (Pescarolo Sport Pescarolo Judd), 354 voltas
5) Juan Barazi / Michael Vergers / Karim Ojjeh (Barazi Epsilon - Zytek 07S Zytek), 351 voltas
6) Gregor Fisken / Steve Zacchia / Roland Berville / Fernando Rees (Aston Martin Racing Larbre - Aston Martin DBR9), 329 voltas
7) Marc Lieb / Xavier Pompidou / Marc Basseng (Team Felbermayr Proton - Porsche 997 GT3 RSR), 326 voltas
8) Xandy Negrão / Xandinho Negrão / Andreas Mattheis (JMB Racing - Ferrari F430 GT), 324 voltas
9) Ben Aucott / Philip Peter / Robert Bell (JMB Racing - Ferrari F430 GT), 323 voltas
10) Peter Kox / Mike Hezemans / Paul Van Splunteren (Spyker Squadron - Spyker C8 Spyder GT2R), 321 voltas
11) Oliver Gavin / Patrice Goueslard / Oliver Beretta (Luc Alphand Aventures - Corvette C6.R), 320 voltas
12) Raul Boesel / Nonô Figueiredo / Marcel Visconde (Stuttgart Motorsport - Porsche 997 GT3 RSR), 318 voltas
13) Francisco Longo / Chico Serra / Daniel Serra (JMB Racing - Ferrari F430 GT), 318 voltas
14) Andre Chiesa / Andrea Belicche / Jonny Kane (Speed Racing Team - Spyker C8 Spyder GT2R), 316 voltas
15) Christian Ried / Horst Felbermayr Jr. (Team Felbermayr Proton - Porsche 997 GT3 RSR), 302 voltas
16) Warren Hughes / Darren Manning / Mario Haberfeld (Embassy Racing - Radical RS9 Judd), 278 voltas
17) Horst Felbermayr Sr. / Gerold Ried / Philip Collin (Team Felbermayr Proton - Porsche 997 GT3 RSR), 235 voltas
18) Philippe Hesnault / Rob Barff / John Hartshorne / Thierry Perrier (Thierry Perrier - Porsche 997 GT3 RSR), 232 voltas
19) Rene Rasmussen / Kurt Thiim (Team Markland Racing - Corvette C6 Z06), 212
LMP1
1) Nicolas Minassian / Marc Gene (Team Peugeot Total - Peugeot 908 Hdi-FAP), 374 voltas em 8h58min21s822
2) Stéphane Sarrazin / Pedro Lamy (Team Peugeot Total - Peugeot 908 Hdi-FAP), 362 voltas
3) Jamie Campbell-Walter / Felipe Ortiz/Stuart Hall (Creation Autosportif - Creation 07/01 - Judd), 358 voltas
4) Emmanuel Collard / Jean-Christophe Boullion / Harold Primat (Pescarolo Sport Pescarolo Judd), 354 voltas
LMP2
1) Juan Barazi / Michael Vergers / Karim Ojjeh (Barazi Epsilon - Zytek 07S Zytek), 351 voltas
2) Warren Hughes / Darren Manning / Mario Haberfeld (Embassy Racing - Radical RS9 Judd), 278 voltas
LMGT1
1) Gregor Fisken / Steve Zacchia / Roland Berville / Fernando Rees (Aston Martin Racing Larbre - Aston Martin DBR9), 329 voltas
2) Oliver Gavin / Patrice Goueslard / Oliver Beretta (Luc Alphand Aventures - Corvette C6.R), 320 voltas
LMGT2
1) Marc Lieb / Xavier Pompidou / Marc Basseng (Team Felbermayr Proton - Porsche 997 GT3 RSR), 326 voltas
2) Xandy Negrão / Xandinho Negrão / Andreas Mattheis (JMB Racing - Ferrari F430 GT), 324 voltas
3) Ben Aucott / Philip Peter / Robert Bell (JMB Racing - Ferrari F430 GT), 323 voltas
4) Peter Kox / Mike Hezemans / Paul Van Splunteren (Spyker Squadron - Spyker C8 Spyder GT2R), 321 voltas
5) Raul Boesel / Nonô Figueiredo / Marcel Visconde (Stuttgart Motorsport - Porsche 997 GT3 RSR), 318 voltas
6) Francisco Longo / Chico Serra / Daniel Serra (JMB Racing - Ferrari F430 GT), 318 voltas
7) Andre Chiesa / Andrea Belicche / Jonny Kane (Speed Racing Team - Spyker C8 Spyder GT2R), 316 volta
8) Christian Ried / Horst Felbermayr Jr. (Team Felbermayr Proton - Porsche 997 GT3 RSR), 302 voltas
9) Horst Felbermayr Sr. / Gerold Ried / Philip Collin (Team Felbermayr Proton - Porsche 997 GT3 RSR), 235 voltas
10) Philippe Hesnault / Rob Barff / John Hartshorne / Thierry Perrier (Thierry Perrier - Porsche 997 GT3 RSR), 232 voltas
11) Rene Rasmussen / Kurt Thiim (Team Markland Racing - Corvette C6 Z06), 212
(A Mil Milhas Brasil teve patrocínio da Rolex, Michelin, TAM e Medial Saúde. O apoio foi da Prefeitura Municipal de São Paulo, da SPTuris e do WTC Hotel. A organização foi da Mil Milhas do Brasil Promoções Esportivas e da Le Mans Series. )
Nenhum comentário:
Postar um comentário