domingo, 27 de maio de 2007

Indianapolis Motor Speedway :: Sun, 27 May 2007

Franchitti vence as 500 Milhas de Indianápolis

Escocês da Andretti-Green contou com a sorte e faturou prova conturbada

O brasileiro Tony Kanaan tinha a faca e o queijo na mão, mas teve falta de sorte nesta 91ª edição das 500 Milhas de Indianápolis. Após ver a prova ficar interrompida por mais de duas horas e meia em razão da chuva, quando estava em primeiro, Kanaan teve de voltar à pista para completar as cerca de 90 voltas restantes. Porém, faltando 35 para o fim, nova chuva encerrou a corrida, justamente quando ele tinha acabado de fazer um pit-stop.



Com isto, o vencedor foi um de seus companheiros de equipe na Andretti-Green, o escocês Dario Franchitti que, sortudo, optou por não entrar nos pits quando a oitava bandeira amarela do dia aconteceu. Em segundo lugar ficou o neozelandês Scott Dixon, seguido pelo australiano Ryan Briscoe e pelo norte-americano Scott Sharp. Kanaan chegou em quinto, após uma saga que durou 5h49min.



Hélio Castroneves, o pole, terminou em nono, Vitor Meira foi o 17º e Roberto Moreno, que largou em antepenúltimo, bateu logo no começo da prova.


O Piloto Dan Weldon em um dos Pit Stops

Helinho quase deixou de largar, pois devido a uma dificuldade dos mecânicos em dar a partida em seu motor, teve de sair do grid atrasado, porém conseguiu alinhar para largar da pole. O brasileiro seguiu na frente sem dificuldades até a entrada da primeira bandeira amarela, com pouco mais de dez voltas completadas, em razão de um espelho retrovisor que se soltou do carro do australiano Ryan Briscoe. Com isto, quase todos os pilotos foram para os boxes para reabastecer sob bandeira amarela.

Na relargada, Tony Kannan ultrapassou Helinho e passou a liderar as 500 Milhas, seguido pelo brasileiro e pelo norte-americano Sam Hornish Jr. Por volta da 30ª passagem, Hélio reassumiu a ponta. Os brasileiros claramente se revezavam na liderança ora um, ora outro, visando economizar um pouco de combustível.

Chuva cai forte sobre a pista


Na 37ª passagem, o brasileiro Roberto Moreno escapou de frente e bateu no muro, causando a segunda bandeira amarela da corrida. Na seqüência, todos os pilotos entraram nos boxes para reabastecer. Moreno, que largara na antepenúltima posição, nada sofreu.

O dia, no entanto, não parecia ser mesmo de Hélio Castroneves. Ao parar nos boxes, o mecanismo de reabastecimento de seu carro não funcionou e ele acabou caindo para as últimas posições, porém sem perder voltas para o líder Kanaan.

A corrida recomeçou na volta 43, com a liderança de Marco Andretti. Tony Kanaan, em quinto, seguia na mesma balada dos ponteiros, enquanto Castroneves, em 29º, começou boa corrida de recuperação. Porém, poucas voltas depois, um novo acidente, com o americano Jon Herb, causou a terceira amarela da corrida. Na relargada, na volta 60, Tony Kanaan já estava novamente em primeiro. Hélio Castroneves, por sua vez, já estava em 17º lugar na volta 63.

Na volta 65, a sensação Milka Duno, uma das três mulheres a alinhar neste grid das 500 Milhas, rodou e bateu forte, causando a quarta bandeira amarela da prova. Nova correria aos boxes se deu em seguida, e desta vez Kanaan, que liderava, teve problemas e voltou apenas em 18º lugar. Sam Hornish Jr., da Penske, assumiu a liderança da prova na relargada, mas logo foi superado pelo escocês Dario Franchitti.

Na volta 80, Kanaan já estava em nono, enquanto o brasiliense Vitor Meira estava em 12º. Nesta mesma volta, o então vice-líder Sam Hornish Jr. passou a se arrastar na pista devido a um pneu furado, após um toque com o sul-africano Thomas Scheckter, mas conseguiu chegar aos boxes, evitando o que seria a quinta bandeira amarela.

Sem amarelas, na volta 88 o líder Dario Franchitti teve de parar para reabastecer com a corrida em bandeira verde, e o novo líder passou a ser Marco Andretti. Três voltas depois, no entanto, a liderança já estava com Tony Kanaan, pois seus adversários também tiveram de parar.

Na volta 97, John Andretti, primo do veterano Michael Andretti, beijou o muro e causou a quinta bandeira amarela da prova. Tony Kanaan, que vinha na liderança, fez um bom pit stop, mas voltou atrás de Marco Andretti. Hélio Castroneves, por sua vez, era o sexto. A relargada se deu na volta 107, com Tony Kanaan reassumindo imediatamente a frente. Na mesma volta, um novo acidente causou a sexta bandeira amarela, após acidente com Phil Giebler na curva dois. Duas voltas depois, porém, começou a chover, o que forçou a direção da corrida a suspender a corrida.

Após duas horas e meia de interrupção, os pilotos voltaram para a pista, e Kanaan manteve-se na frente nas primeiras voltas. Na volta 124, um susto. O piloto Ed Carpenter raspou no muro, mas conseguiu levar o carro aos pits e evitou o que seria a sétima bandeira amarela. Na volta 138, Kanaan perdeu a liderança pois foi para os boxes reabastecer, bem com Danica Patrick e Hélio Castroneves, que o perseguiam. O novo líder passou a ser o escocês Dario Franchitti, mas Kanaan reassumiria a ponta menos de dez voltas depois.

Na volta 150, a sétima bandeira amarela: Marty Roth bateu forte na curva 1. Uma vez que os pits foram abertos, na volta 155, vários pilotos entraram para reabastecer, entre eles Tony Kanaan. No entanto, uma parada nesta altura da prova não garantiria combustível para ir até o fim, sem outra bandeira amarela.


A corrida levou 12 voltas para ser reiniciada com bandeira verde. O líder era Dario Franchitti, com Kanaan em quinto lugar, porém uma nova amarela aconteceu na seqüência, após um acidente com o inglês Dan Wheldon. Em seguida, começou a chover na curva 4, para desespero de Tony Kanaan, que liderou boa parte da corrida e tinha acabado de fazer seu pit e, por isso, estava em quinto.

Na volta seguinte, 165ª, a direção de prova encerrou as 500 Milhas, devido novamente à chuva, e o escocês, companheiro de equipe na Andretti-Green, se sagrou o vencedor da 91ª edição das tradicional corrida.

Reuters e Lancepress

Nenhum comentário: